Zona rural terá fundo para desastres naturais

O FAR será vinculado à secretaria de Estado da Fazenda e o agente financeiro e operador será o Bandes

0
10
Matéria do governo visa facilitar crédito para produtores rurais cujos municípios forem atingidos por secas, tempestades, entre outras intempéries climáticas. Foto: Divulgação

Por Gabriela Zorzal

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa matéria que tem como objetivo facilitar a concessão de crédito para produtores rurais de cidades atingidas por desastres naturais e intempéries climáticas. O Projeto de Lei (PL) 169/2021, do Governo do Estado, cria o Fundo de Apoio Rural (FAR). Por meio dele, produtores capixabas poderão ter acesso a linhas especiais de financiamento.

De acordo com a matéria, o crédito oriundo do FAR poderá ser destinado a pessoas físicas ou jurídicas. Os beneficiários deverão ter propriedade rural em município comprovadamente atingido por desastres naturais e intempéries climáticas, situação que deve ser declarada por autoridade municipal, estadual ou por laudo técnico emitido por profissional habilitado e integrante da administração pública.

O FAR será composto por dotações do orçamento público estadual, transferências de recursos federais ou municipais voltados para situações de emergência, doações de pessoas físicas ou jurídicas, convênios com entidades nacionais ou estrangeiras de cooperação, entre outros.

O fundo será vinculado à secretaria de Estado da Fazenda e o agente financeiro e operador será o Bandes. Para a viabilidade do Fundo, o projeto do governo autoriza adequações no Plano Plurianual (PPA) vigente, de 2020-2023.

PUBLICIDADE