Vez dos jovens na Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo

Em Aracruz, a estimativa da secretaria municipal de Saúde é de que, até o momento, 65% das pessoas dessa faixa etária estejam imunizadas contra a doença

0
24
Vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba. Foto: Divulgação

Começou na segunda-feira 18 e vai até o próximo dia 30 a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. O foco desta vez são jovens com idade entre 20 e 29 anos. Em Aracruz, a estimativa da secretaria municipal de Saúde é de que, até o momento, 65% das pessoas dessa faixa etária estejam imunizadas contra a doença. A meta do município é alcançar 90% de cobertura vacinal no público-alvo desta segunda etapa da campanha.

Única garantia contra o sarampo, a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Aracruz para quem ainda não foi imunizado ou apresenta o esquema vacinal incompleto, que deve ser com duas doses da vacina. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. O Dia D da segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação ocorrerá no último sábado deste mês 30, quando todas UBSs, além de um posto volante, irão funcionar.

O município, segundo informou a secretaria de Saúde, tem encontrado dificuldade para atingir a meta de imunização de jovens por ser o grupo que acredita que por ter tomado uma dose da tríplice viral já está protegido. Vale lembrar, no entanto, que só está imunizado contra o sarampo quem tomou duas doses da vacina com intervalo mínimo de 30 dias.

Na primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo, realizada no período de 7 a 25 de outubro, Aracruz não atingiu a meta (95%) de imunização em crianças de até um ano. A cobertura vacinal desta faixa etária, até o momento, está em 72%, por isso, a secretaria municipal de Saúde reforça a importância da tríplice viral e recomenda que os pais não deixem de levar os filhos as UBSs.

PUBLICIDADE