Veja como vai funcionar a campanha de vacinação contra a gripe em Aracruz e Região

Até o dia 15 de abril só serão vacinados profissionais da área de saúde e pessoas de 60 anos ou mais de idade

0
449
A vacina contra o vírus influenza, causador da gripe. Foto: Divulgação

Na segunda-feira 23, quando tem início a campanha nacional de vacinação contra a gripe, as 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aracruz estarão funcionando em seus horários habituais para imunizar profissionais da área de saúde e pessoas de 60 anos ou mais de idade. Professores e profissionais das forças de segurança e salvamento serão imunizados a partir do dia 16 de abril. Já crianças de seis meses a menores de seis anos, adultos com 55 anos ou mais, doentes crônicos, gestantes, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais receberão a vacina a partir de 09 de maio.

A fim de evitar aglomerações nas unidades de atendimento, a secretaria municipal de Saúde pede que a população observe o cronograma de vacinação. Idosos acima de 70 anos que necessitem de atendimento domiciliar poderão solicitar (via um familiar que se dirija a UBS de referência) a visita da equipe de imunização.

Dividida em três fases, a campanha de vacinação contra a gripe vai se estender até o dia 22 de maio. A vacina não protege contra Covid-19, o novo coronavírus, mas é importante para auxiliar na diferenciação dos diagnósticos, uma vez que os sintomas são parecidos.

“A determinação do público é nacional. Pessoas com mais de 60 anos e os profissionais de saúde serão os primeiros a ser atendidos. Em Aracruz, esse é o maior público, com mais de 40 mil pessoas, que devem procurar o serviço de saúde mais próximo para se imunizar. Dessa forma, com o aumento da circulação do Covid-19 no Brasil, caso a pessoa apresente sintomas característicos gripais e já esteja vacinada, as demais cepas de vírus são descartadas, facilitando a identificação”, reforça a secretária municipal de Saúde, Clenir Avanza.

Cronograma de vacinação em Aracruz
1ª Fase – 23 de março a 15 de abril: serão imunizados profissionais da área de saúde e pessoas de 60 anos ou mais de idade;

2ª Fase – 16 de abril a 08 de maio: serão imunizados professores das redes públicas e privadas, bem como profissionais das forças de segurança e salvamento;

3ª Fase – 09 de maio a 22 de maio: serão imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos, adultos com 55 anos ou mais, doentes crônicos, gestantes, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais.

FUNDÃO
Em Fundão, de acordo com a secretaria municipal de Saúde, a vacinação contra a gripe ocorrerá nas unidades situadas na sede do município e nos distritos de Praia Grande e Timbuí. De 23 de março a 15 de abril serão vacinados profissionais da área de saúde e pessoas com 60 anos ou mais. Entre 16 de abril e 08 de maio, a imunização será ofertada para professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança, doentes crônicos e pessoas com outras condições clínicas especiais. Já entre 09 e 22 de maio, a vacina estará disponível para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, adultos de 55 a 59 anos de idade, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Os pertencentes aos grupos de risco deverão comparecer as unidades de saúde munidos de documentos de identificação, laudos médicos em caso de doenças crônicas e documento comprobatório para os casos de profissionais que tenham direito a vacinação.

IBIRAÇU
Em Ibiraçu, de acordo com a Vigilância em Saúde, a vacinação contra a gripe ocorrerá na Unidade Sanitária que funciona anexo ao Pronto Atendimento local. De 23 de março a 15 de abril serão vacinados profissionais da área de saúde e pessoas com 60 anos ou mais. Entre 16 de abril e 08 de maio, a imunização será ofertada para professores (com declaração da escola da rede municipal de Ibiraçu onde lecionam), profissionais das forças de segurança e salvamento, além de doentes crônicos (com laudos médicos de 2018, 2019 ou deste ano). Já entre 09 e 22 de maio, a vacina estará disponível para crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, adultos entre 55 e 59 anos, população indígena e pessoas com deficiência.

JOÃO NEIVA
Até o fechamento desta matéria, a Prefeitura de João Neiva não havia divulgado cronograma para a campanha nacional de vacinação contra a gripe.

PUBLICIDADE