Um ano de desafios e conquistas para a SA Ambiental

0
79
Um dos 80 contentores de 11 mil litros que a SA Ambiental doou ao município de Aracruz

Dois mil e vinte. O ano em que completou duas décadas de fundação foi de desafios e conquistas para a SA Ambiental. Responsável pelo serviço público de limpeza urbana em Aracruz, a empresa – que também atua nos estados da Bahia e São Paulo – não mediu esforços e rapidamente estabeleceu novas fórmulas de atuação para fazer frente à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Claro que em meio a esse árduo trabalho não faltou espaço para duas particularidades marcantes na história da SA: apoio e incentivo ao esporte e a busca incansável por soluções sustentáveis.

Pela rápida ação da SA Ambiental, Aracruz foi o primeiro município do Estado a adotar a desinfecção de ruas, praças, pontos de ônibus e outros espaços públicos como forma de combater o novo coronavírus. Dois caminhões-pipa com solução sanitizante (hipoclorito), um caminhão com sistema de aspersão da mesma solução em névoa, além de seis atomizadores/nebulizadores motorizados de ultra baixo volume e 10 pulverizadores costais foram utilizados nas diversas operações de higienização, que também foram levadas pela SA à cidade de Ibiraçu, além de São Sebastião (SP).

Preocupada com a saúde de seus colaboradores que atuam nos serviços essenciais e, por essa razão, não puderam parar de exercer suas funções durante o período de isolamento social, a SA Ambiental, desde o início da pandemia, segue protocolos de prevenção e higienização, que incluem a aferição de temperatura e a higienização das mãos com álcool em gel no início de cada jornada de trabalho. Entre outras ações para conter a disseminação do novo coronavírus, a empresa inovou ao colocar em prática no Estado a ideia do túnel automatizado de desinfecção.

Embora tenha sido um ano de enfrentamento a uma pandemia que pegou o mundo de surpresa, 2020 também foi marcado por conquistas na SA Ambiental, que em abril, depois de três anos executando os serviços de forma emergencial, venceu a fatídica licitação para a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos em Aracruz. A SA, vale lembrar, é a única empresa prestadora desses serviços que estabeleceu matriz no município. E mesmo contratada emergencialmente, a SA, sempre objetivando atuar de modo mais eficiente e eficaz, investiu no que há de melhor e mais moderno na área de limpeza pública.

Também foi uma conquista para a SA Ambiental concluir, em meados de fevereiro, por iniciativa própria, sem custos para administração municipal, a instalação dos 130 kits de lixeiras que buscam incentivar a população de Aracruz a adotar a cultura da coleta seletiva de lixo. E, em outubro, cumprindo seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental, a SA, que já havia doado ao município mais de 700 papeleiras, doou 80 contentores de 1,1 mil litros, cada. Esses equipamentos estão estrategicamente posicionados nos principais pontos de geração de resíduos da cidade.

Outra contribuição da SA Ambiental para Aracruz foi à criação, em junho, do primeiro ecoponto do município. Fruto de uma pareceria entre a empresa e a prefeitura, o espaço regular de descarte de entulhos, situado no bairro Itaputera, recebe pequenas quantidades de resíduos de construção como tijolos e restos de azulejos (até 1m³/dia por cada gerador), resíduos volumosos (colchões, eletrodomésticos, móveis e madeiras), materiais recicláveis (papéis, plásticos, metais e vidros) e podas de árvore.

Ainda neste ano, marcando sua busca constante por inovação, a SA Ambiental reformulou seu site instrucional (www.saambiental.com.br), que está mais moderno, dinâmico, e condensa todas as informações dos serviços prestados e dos projetos executados pela empresa. A página também apresenta os diversos atletas amadores capixabas que a SA tem orgulho de incentivar. A empresa confia na força do esporte como elemento para fazer a diferença na vida das pessoas e gerar valor para a sociedade, por isso, o abraçou com muita paixão e dedicação, tendo inclusive investido no patrocínio de diversos eventos esportivos ao longo dos últimos anos. É do caso do IronCruz Endurance Triathlon, que no último mês de novembro, trouxe para Aracruz grandes nomes da modalidade no Estado e no Brasil.

Principais ações da SA Ambiental em 2020

Em parceria com a Prefeitura de Aracruz, a SA Ambiental criou o primeiro ecoponto do município
  • Busca por soluções inovadoras para fazer frente à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, tendo pioneirismo nas ações efetivas de combate;
  • Conclusão da instalação de kits de lixeiras seletivas em Aracruz, por iniciativa própria, com custo zero para a administração municipal;
  • Criação do primeiro ecoponto de Aracruz em parceria com a prefeitura do município;
  • Doação de 80 contentores de 1,1 mil litros, cada, para o munícipio de Aracruz;
  • Investimentos em tecnologia e equipamentos no sentido de evoluir e melhorar o sistema de limpeza pública;
  • Manutenção da iniciativa de apoio ao esporte como ferramenta de transformação;
  • Reformulação do site institucional (www.saambiental.com.br).
SA valorizando o esporte

Fitoterapia e educação ambiental

Lago ornamental é atração na sede da SA Ambiental, em Aracruz

Em 2018, buscando propagar os benefícios de uma alimentação orgânica, a SA Ambiental montou um canteiro de plantas medicinais, uma horta comunitária e um pomar de pequeno porte (com meliponário) em sua sede, no bairro De Carli, em Aracruz. E em parceria com as escolas do município, a empresa deu início a um projeto modelo de conscientização sustentável. No ano passado, para reforçar a temática da educação ambiental no cotidiano dos alunos da rede municipal e estadual, a SA agregou novidades (lagos ornamentais e um espaço de vivência) à iniciativa, transformando-a em espaço educador ao ar livre. Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, o projeto foi paralisado. Do contrário, estaria estreitando ainda mais a relação dos visitantes com a natureza. Capaz de mudar atitudes e fomentar uma consciência mais ambientalmente responsável, o que, aliás, são seus principais objetivos, o projeto de conscientização da SA Ambiental recebeu cerca de três mil alunos nos dois primeiros anos de funcionamento. A projeção pós-pandemia para a iniciativa é animadora, não à toa os espaços interligados a ela seguem sendo cuidados com muito zelo e responsabilidade pela equipe de colaboradores da SA.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui