
Em tempo de pandemia e isolamento social, os alunos dos quatro cursos técnicos do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Talmo Luiz Silva, em João Neiva – Administração, Automação Industrial, Mecânica e Segurança do Trabalho – se uniram em uma ação para fazer a diferença na vida de pessoas idosas e carentes, que perderam a mobilidade.
O Projeto “Junte Lacres e Transforme Vidas”, idealizado pela coordenadoria do curso técnico em Mecânica, começou a ser desenvolvido no final de 2019. Alunos, professores e colaboradores foram mobilizados em uma ação para arrecadar lacres de latas de alumínio, que posteriormente foram vendidos para a aquisição de uma cadeira de rodas.
A arrecadação ocorreu em vários pontos do município, envolvendo a comunidade acadêmica e a sociedade, com a adesão de comerciantes, donos de bares, lanchonetes e restaurantes, que fizeram doações ao projeto. Mensalmente, a escola promovia uma competição interna entre os cursos para estimular os alunos a participarem do projeto. No encerramento, o curso que arrecadasse a maior quantidade de lacres indicaria a instituição beneficiada com a cadeira de rodas.
Para Natiele Vitoria Campos, aluna do curso técnico em Mecânica, tão importante como o seu envolvimento e dos colegas foi o apoio e a participação dos professores e colaboradores da escola. “Com essa ajuda e o esforço de todos, foi mais rápido atingir a meta e adquirir a cadeira de rodas”, disse.
O aluno Marcus Gomes de Macedo, também do curso técnico em Mecânica, se sentiu realizado com a iniciativa. “O meu sentimento é de gratidão, pois ao contribuir um pouco com o projeto, eu ajudo na construção de um mundo melhor”, comentou.
Foram arrecadados 100 kg em lacres, que foram vendidos por R$ 475,00. O valor foi revertido para a compra de uma cadeira de rodas, que vai fazer a diferença para um asilo de idosos, responsável pela por dar um tratamento digno a todos os internos. A instituição escolhida foi o Serviço de Acolhimento Institucional Recanto do Ancião José Segatto, localizado no Bairro Itaputera, em Aracruz. As latinhas arrecadadas na ação foram doadas para o projeto social Crubixá J.H.J., de João Neiva.