Segurança positiva em Aracruz

Por Adriano de Farias Santos – Oficial da PMES

0
3

A Polícia Militar vem buscando se aprimorar a cada dia, visando atingir níveis que alcancem a expectativa da sociedade, imbuídos pelo respeito e à defesa dos direitos fundamentais do cidadão, que é fruto de um trabalho árduo, muito planejamento e compromisso por parte dos nossos nobres policiais militares.

Torna-se premente a necessidade de uma breve exposição de alguns indicadores de criminalidade e de produtividade do 5°BPM, em Aracruz, de forma a demonstrar para a sociedade aracruzense o excelente trabalho desenvolvido pela Polícia Militar em nosso município e para isso utilizaremos o período dos últimos cinco anos.

Inicio analisando os crimes dolosos contra a vida, onde verifiquei que os crimes de homicídios na cidade de Aracruz, no ano de 2017, foram registrados um total 47 homicídios, e após anos consecutivos de muito trabalho, foram registradas quedas históricas, sendo encerrado o ano de 2021 com 13 homicídios na cidade, o que representou uma redução de 72,3%. Já para os crimes de tentativa de homicídios, no ano de 2017 foram registradas 66 ocorrências e após anos de queda sequenciais, foi encerrado o ano de 2021 com 35 registros, o que representou uma redução de 47%.

Quando analisados os crimes contra o patrimônio, que também impactam significativamente a vida das pessoas, fica evidenciada uma forte redução em todas as modalidades criminosas no período compreendido entre os anos de 2017 a 2021: roubos em geral (redução de 53,9%), roubo a pessoa em via pública (redução de 62,8%), roubo a estabelecimento comercial (redução de 75,2%), roubo em residência (redução de 40,9%), roubo em transporte coletivo (redução de 75%), furtos em geral (redução de 31,9%), furtos e roubos de veículos (redução de 46,6%).

O trabalho intenso e muito bem orquestrado desenvolvido pela Polícia Militar no município de Aracruz fica ainda mais evidenciado quando analisados os índices de produtividade do 5°BPM, onde entre os anos de 2017 a 2021 foram apreendidas 501 armas de fogo, 410 mandados de prisão foram cumpridos, 378 veículos recuperados, 3.025 pessoas detidas, 972 ocorrências com apreensões de tóxicos, 9.757 operações policiais realizadas, perfazendo um total de 45.102 registradas somente no município de Aracruz.

Frente a tal exposição, temos que nos posicionar, esclarecendo aos incautos que se arvoram a comentar sobre a atuação da Polícia Militar na cidade de Aracruz, desconhecendo totalmente o trabalho desenvolvido pelos nossos abnegados policiais militares, que não estamos “a pé de Polícia Militar” em Aracruz, e tal afirmação se encontra baseada nos indicadores de criminalidade e de produtividade do 5°BPM dos últimos cinco anos, e, não, sob o prisma do senso comum, que muitas vezes nos remetem a uma visão míope e apartada da razoabilidade e da realidade, que nada contribuem para termos uma cidade mais segura.

A sociedade aracruzense pode continuar contando com seus policiais militares, que diuturnamente vêm desenvolvendo um trabalho técnico, balizado em resultados, honrando o compromisso que prestamos ao ingressarmos na Policia Militar do Espírito Santo, de defender a sociedade mesmo com o risco da própria vida. Contem sempre com a Policia Militar!

Adriano é graduado em Gestão Pública e pós-graduado em Segurança Pública

PUBLICIDADE