SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

DR. LUAN MORO - CRM 13.861 ES

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Muito tem se falado em pandemia. De fato, todo o mundo foi surpreendido por esse vírus que mudou nossa forma de viver. O brasileiro, sempre muito afetuoso, necessitou se afastar e com isso as pessoas começaram a se sentir sozinhas. A privação do abraço, do afeto e das manifestações de carinho que sempre nos rodearam foram suspensas assim como a preocupação constante disseminada pelas informações em excesso e que muitas das vezes não apresentam a veracidade necessária.

No meio disso tudo existem dicas que a OMS publicou que podem nos ajudar a passar por esse momento delicado e gostaria de compartilhar com vocês:

Cuidado com o consumo de informações: Reduza a leitura ou contato com notícias que podem causar ansiedade ou estresse. Busquem informações apenas de fontes fidedignas, evite boatos ou informações erradas, e dê passos práticos para preparar os seus planos, proteger-se e a sua família.

Estabeleça uma rotina: Tente ao máximo manter uma rotina equilibrada e, se possível, crie novas. Tente incluir momentos de relaxamento nela, incorporando coisas que você gosta, como ler um livro, assistir séries etc.

Se conecte com as pessoas: A conexão com amigos e familiares é fundamental, por isso, tire momentos do seu dia para conversar com eles, utilize a tecnologia a seu favor, você pode manter a proximidade digital. Falar com pessoas próximas sobre os seus medos e inseguranças pode ser uma forma de aliviar a tensão durante esse período.

Saúde e bem estar: Faça exercícios físicos em casa, tente manter uma dieta equilibrada, beba bastante água e evite o consumo de álcool, cigarro e outras drogas. Além disso, mantenha as janelas abertas para permitir a circulação de ar fresco.

Dicas especiais para os profissionais de saúde: O estresse e as sensações associadas com esse quadro não significam que você não seja capaz de fazer o seu trabalho ou que seja uma pessoa fraca. Para aliviar a tensão deste período de crise, é essencial que você se cuide. Faça pausas e descanse entre os seus turnos de trabalho.

Tente manter uma dieta saudável, praticar exercícios e ficar em contato com as famílias e amigos. Caso os seus familiares e amigos estejam evitando contato muito próximo com você por receio de se contaminar, conversar com colegas pode funcionar como um ótimo apoio social.

Recado para todos os cidadãos: se a sua angústia persistir por várias semanas, entre em contato com um profissional de saúde mental.

Família prestigiando a inauguração do novo consultório no 8º andar do Edf. Lorenge
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