Saúde alerta para aumento de casos de gripe em Aracruz

A baixa procura pela vacina contra o vírus influenza é apontada como causa

0
23
Foto: Divulgação/PMA

Normalmente, a gripe diminui mais gradualmente durante o período da primavera. Em Aracruz, no entanto, a secretaria municipal de Saúde diz estar registrando aumento na procura por atendimento por sintomas gripais e aponta a baixa procura pela vacina contra o vírus influenza como causa.

Rosiane Scarpatt Tóffoli, secretária municipal de Saúde, alerta que a gripe não deve ser negligenciada: “Muitos consideram a doença algo simples, mas ela está relacionada a uma série de complicações, como pneumonia e doenças cardíacas. A vacina da gripe deve ser tomada anualmente. Isso contribui para reduzir a circulação do vírus influenza e, consequentemente, o número de pessoas hospitalizadas”.

Pouco mais de 32 mil pessoas se imunizaram contra a gripe este ano em Aracruz, o que representa 77% de todo grupo prioritário (gestantes e puérperas, crianças, idosos, profissionais da área da saúde e indígenas). Disponibilizada nas unidades básicas de saúde (UBSs) do município para pessoas a partir dos seis meses de idade, a vacina garante proteção contra os vírus influenza A H1N1 e H3N2, e Influenza B.

PUBLICIDADE