SA Ambiental reforça motivos para preservar restinga

A empresa especialista em limpeza urbana enfatiza que a preservação da restinga vai muito além de questões ecológicas, estendendo-se ao âmbito social, econômico e cultural

0
5
A SA Ambiental realiza a limpeza regular das praias de Aracruz, ajudando a conter a chegada de resíduos na restinga. Foto: Divulgação

Empresa responsável pelo serviço público de limpeza urbana em Aracruz, a SA Ambiental lançou uma campanha nas redes sociais para reforçar a importância da restinga, ecossistema costeiro associado ao bioma de Mata Atlântica, que apesar de toda resiliência (desenvolve-se em ambientes com extremos de temperatura, ventos fortes, escassez de água e solo arenoso) ainda é ameaçada pela ação humana.

A SA Ambiental enfatiza que a preservação da restinga vai muito além de questões ecológicas, estendendo-se ao âmbito social, econômico e cultural. Uma restinga degradada pode gerar problemas de infraestrutura, saúde pública e afetar a economia local, uma vez que a recuperação de grandes áreas naturais, além de difícil e demorada, exige altos investimentos de mão de obra para ser realizada.

Com grande biodiversidade vegetal, a restinga apresenta uma complexa rede de filamentos e raízes capaz de “fixar” a areia da praia e impedir que ventos fortes a desloquem até o continente. Esta retenção previne o avanço do mar em direção às cidades e a conservação da infraestrutura urbana, evitando a erosão de ruas, calçadas, muros e estabelecimentos comerciais.

Além disso, a restinga promove a conservação de outro ecossistema igualmente importante: o manguezal. Este local de transição entre os ambientes terrestre e marinho, típicos de regiões tropicais como Aracruz, sobrevive graças à retenção de areia que impede o “soterramento” de suas zonas alagadiças.

Restinga também é fonte de renda para a comunidade, pois muitos moradores usam a matéria-prima do ecossistema para a confecção de artesanato e preparo de pratos típicos, iguarias e chás medicinais, conquistando seu espaço como uma atração turística cultural.

A poluição é um dos fatores que prejudica os animais e as plantas que dependem da restinga. Por isso, além da ação de conscientização virtual, a SA Ambiental realiza a limpeza regular das praias de Aracruz, ajudando a conter a chegada de resíduos na restinga.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui