Aracruz, Fundão e Ibiraçu têm alerta de risco alto para movimento de massa

Os três municípios registraram um acumulado de mais de 75 milímetros de chuva nas últimas 24 horas

0
650
Deslizamento de terra na rodovia ES-124. Foto: Arquivo

Estão vigentes alertas de risco de nível alto de movimento de massa, como deslizamentos, em Aracruz, Fundão e Ibiraçu, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Os três municípios registraram um acumulado de mais de 75 milímetros de chuva nas últimas 24 horas.

Boletim extraordinário da Defesa Civil Estadual, atualizado às 17h deste domingo 25, aponta que Aracruz acumulou 79,82 mm de chuva nas últimas 24h. Já em Ibiraçu e Fundão os volumes de chuva acumulados em 24h foram, respectivamente, de 80,70 mm e 68,25 mm. O órgão estadual está em “Alerta”, o penúltimo nível do Plano de Emprego de ações, atrás apenas do “Alerta Máximo”.

A medida usada para medir o volume de chuva é em milímetros por metro quadrado. Em um espaço de 1 metro por 1 metro, um litro de água subiria até a marca de 1 milímetro. Ou seja, 1 milímetro de chuva equivale a um litro de água por metro quadrado. Em um caso onde o volume de chuva registrado é de 100 mm, seriam 100 litros de água em cada metro quadrado.

De acordo com o Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), o nível de atenção para o Estado continua nesta segunda-feira 26 devido às condições meteorológicas favoráveis para a ocorrência de chuvas contínuas, que podem resultar em acumulados expressivos de precipitação em alguns trechos.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui