Projeto Institucional do CEA incentiva alunos ao hábito da leitura diária

A iniciativa busca resgatar o valor da leitura como ato de prazer e de conhecimento

0
8
Foto: Divulgação/CEA

Idealizado pelas professoras de Língua Portuguesa Rachele Oliveira de Jesus, Nuciala Mognato Tureta, Lidimara Soares Monteiro e Kécia Broetto Dantas e pelas supervisoras escolares Eleide Maulaz e Rafaela Grazziotti, o “Clube de Leitura” é um projeto institucional do Centro Educacional de Aracruz (CEA), tendo como público-alvo os alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio.

Segundo as docentes, o projeto busca resgatar o valor da leitura como ato de prazer e de conhecimento. Os educandos estavam perdendo o hábito de leitura diária devido aos meios tecnológicos como videogames e celular. “O pouco interesse pela leitura tem por consequência dificuldades marcantes que se nota na escola: compreensão de textos, erros ortográficos e conhecimentos restritos dos conteúdos escolares”, alertaram as idealizadoras do projeto.

De acordo com a professora Rachele Oliveira, os alunos fazem visita orientada, quinzenalmente, à biblioteca da escola e, mensalmente, apresentam para seus colegas a obra lida por meio de roda de conversa e seminários literários. “Com essa metodologia, trabalha-se a oralidade, promove-se o desenvolvimento do vocabulário e possibilita-se o acesso aos diversos tipos de leitura na escola. Esse projeto busca estimular o desejo de novas experiências literárias”, destacou Oliveira.

João Gabriel da Silva Bandeira, estudante do 8º Ano, Turma A, relatou que “apresentando o livro para os meus amigos, senti que os motivei para lerem mais livros diferentes, que trazem novas interfaces, criatividade estreitando a amizade da turma”.

PUBLICIDADE