Projeto de Majeski garante teste gratuito para covid-19 aos doadores de sangue

A inclusão do teste para a covid-19 nas doações de sangue amplia o trabalho já realizado pelo Governo do Estado

0
17
O deputado Sergio Majeski. Foto: Divulgação/Ales

Proposta apresentada pelo deputado estadual Sergio Majeski promete contribuir com a solução de dois desafios atuais no Espírito Santo: aumentar o número de doadores de sangue e a quantidade de pessoas testadas para o novo coronavírus. Protocolado na quarta-feira 01, o Projeto de Lei (PL) 378/2020 propõe a inclusão na legislação estadual da realização do teste de detecção da covid-19 em todas as amostras de sangue das doações realizadas nos hemocentros e hemonúcleos sob responsabilidade da administração estadual, com os resultados sendo enviados aos doadores, preferencialmente, por meio eletrônico.

Em maio, as unidades do Hemocentro do Estado, de Vitória, Linhares, São Mateus e Colatina já estavam com estoques de todos os tipos de sangue abaixo do limite aceitável. “O doador de sangue vai ganhar o teste para a covid-19, fora os outros benefícios que já existem. Sem dúvida é um grande estímulo. Nem todo mundo tem acesso ao teste na rede pública e no particular o valor pago é considerável. Doar sangue é um gesto nobre, de solidariedade e que milhares de capixabas podem realizar. As unidades do Hemoes e outras estruturas possuem ambiente seguro e com expertise comprovada”, destaca Majeski.

Na rede particular, o valor do teste para a covid-19 gira em torno de R$ 200,00. No Hemoes, atualmente todo doador tem o sangue testado e acesso aos exames sorológicos para sífilis, chagas, hepatite B e C, HIV, HTLV I/II, NAT HCV e NAT HIV. A inclusão do teste para a covid-19 nas doações de sangue amplia o trabalho já realizado pelo Governo do Estado.

PUBLICIDADE