Professor de Aracruz desenvolve Método de Aprendizagem e publica livro sobre como ensinar no pós-pandemia

A metodologia inovadora é intitulada “4 Elementos de Interação em 4 Níveis de Aprendizagem”

0
161
O professor Fabrício Antunes. Foto: Divulgação

Com a suspensão das aulas devido à pandemia da covid-19, muitos professores das escolas, principalmente as públicas, se viram perdidos sobre como ensinar, com a grande maioria sendo pega de surpresa e transformada em professores online da noite para o dia.

Esse cair de paraquedas como professor online trouxe insegurança, medo e pânico aos professores diante do desafio de ter que lidar com as novas tecnologias digitais e ao mesmo tempo as desigualdades escancaradas pelas tecnologias aos estudantes, já que muitos não tinham nem acesso a esse novo modelo que se apresentava de forma um pouco assustadora.

Capa do livro. Foto: Reprodução

Entretanto, depois de mais de seis meses de suspensão das aulas e com as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) utilizando as novas tecnologias, surgem perguntas: como ensinar nesse novo normal pós-pandemia? Como as escolas devem se comportar para atender os estudantes que agora não são mais os mesmos? Como promover uma aprendizagem de qualidade com o retorno das aulas, sendo que os estudantes descobriram que existem diversas ferramentas digitais que dinamizam as aulas? A escola conseguirá manter os estudantes ativos e uma aprendizagem de qualidade voltando ao método antigo de encher o quadro e estudantes copiando sem nenhum sentido?

Para responder essas perguntas, um professor de uma escola pública de Aracruz, em parceria com o programa de pós-graduação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Cariacica, desenvolveu um método inovador de ensino-aprendizagem e publicou em um livro para auxiliar os colegas da Rede Estadual e que pode se tornar numa tendência educacional para o país e o mundo, já que a Editora promete traduzir a metodologia para o inglês e o espanhol.

A metodologia inovadora intitulada “4 Elementos de Interação em 4 Níveis de Aprendizagem” foi desenvolvida pelo professor Fabrício Antunes, da Escola Misael Pinto Netto, de Aracruz, em parceria com o prof. Dr. José Bohland Filho, do Ifes – Campus Cariacica.

A metodologia foi analisada por pesquisadores do Ifes e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) antes de ser apresentada à sociedade para comprovar a capacidade de promover uma aprendizagem de qualidade ao ser aplicada pelos professores.

A ideia de publicar em livro foi para levar a metodologia para professores e pesquisadores do país todo e mostrar como a escola precisa ser nesse novo normal que se apresenta com seus desafios, e o livro é uma ferramenta para os profissionais, como uma bússola e uma opção a mais na construção desse novo modo de ensinar com o retorno das aulas pós-pandemia.

Para o professor Fabrício Antunes, autor do livro, a escola não será mais a mesma e os estudantes voltarão mais criativos e mais críticos e o processo ensino-aprendizagem precisa ser inovador. “A transformação do ambiente de aprendizagem em base científica e do aprendiz em cientista, faz surgir um cenário potencializador de criatividade e pensamento crítico, a partir do qual, com um toque de protagonismo, explorando a interação com o meio passando por fases de complexidade, se promove uma aprendizagem significativa”, declarou Antunes.

Os “4 Elementos de Interação em 4 Níveis de Aprendizagem”, método desenvolvido pelo professor da escola pública, estará disponível em dois formatos: em livro e em e-book e será lançado pela Editora Viseu nesta semana em que se homenageia o mês do professor.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui