Primeiro ônibus rodoviário elétrico do País é de empresa capixaba

Entre as principais vantagens do ônibus elétrico estão a eliminação de emissão de gases resultantes da queima de combustíveis sólidos e a eliminação de ruídos internos e externos

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O projeto piloto é uma parceira da empresa com a capixaba Vix Logística, WEG e CERTI. Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, viajou no primeiro ônibus rodoviário elétrico do País na manhã de quarta-feira 18, no trecho entre a residência oficial da Praia da Costa, em Vila Velha, até a Enseada do Suá, em Vitória. O projeto piloto é uma parceira da empresa com a capixaba Vix Logística (do Grupo Águia Branca), WEG e CERTI e terá duração de 18 meses, com investimento total de R$ 6,6 milhões.

A ação é composta por um ônibus elétrico e quatro estações de recarga, operando de forma integrada por meio de uma plataforma de gestão, que permitirá a realização de testes de funcionalidades e do modelo de negócio, com o objetivo de se avaliar as condições e custo-benefício.

Com autonomia para rodar até 350 quilômetros entre as recargas da bateria, o BYD D9F é o primeiro veículo do tipo no Brasil destinado às operações de fretamento de curtas e médias distâncias. Com potência de até 410 cavalos e dois motores elétricos integrados às rodas do eixo traseiro, possui carregamento rápido em até quatro horas. O veículo tem 12,9 metros de comprimento e capacidade para 44 passageiros.

Entre as principais vantagens do ônibus elétrico estão a eliminação de emissão de gases resultantes da queima de combustíveis sólidos e a eliminação de ruídos internos e externos. Por ser silencioso, o veículo também leva vantagem oferecendo maior conforto aos passageiros. Outro destaque é o custo operacional do ônibus elétrico, de 60% e 70% menor em comparação com um ônibus a diesel convencional, assim como apresenta maior disponibilidade, já que o número menor de peças (de 2.000 para 300) reduz em até 60% a necessidade de manutenção.

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