Prefeitura de Aracruz embarga desmatamento irregular na Pousada dos Cocais

0
109
Nova direção da Pousada dos Cocais alterou a privacidade garantida aos hóspedes pela vegetação e foi notificada

Mesmo com a supressão de vegetação em Zona de Proteção Ambiental (ZPA) e Área de Proteção Ambiental (APA) embargadas pela Prefeitura de Aracruz, os novos proprietários da Pousada dos Cocais, na Praia do Sauê, insistem em depredar a natureza. Na segunda-feira 20 a secretaria municipal de Meio Ambiente fez a terceira vistoria no local e verificou que a notificação emitida na semana anterior não estava sendo cumprida, pois tapetes de grama estavam sendo colocados no local.

O descumprimento é alvo de um parecer técnico, que irá indicar o valor da multa a ser aplicada, tanto o valor total quanto o diário. O parecer também irá indicar o tamanho da área danificada e o processo de restauração que deverá ser implementado pelo empreendimento.

A Prefeitura de Aracruz informou ainda que a primeira vistoria foi feita no dia 10 de setembro, por servidores das gerências de Educação Ambiental e Fiscalização Ambiental, a partir de denúncias feitas por moradores da região sobre desmatamento da restinga. Cinco dias depois, os agentes retornaram ao local para embargar o empreendimento e notificar o infrator pela irregularidade.

No último sábado 18, novas denúncias à Prefeitura deram conta da continuidade dos desmates e à terceira vistoria. As obras indicam a construção de quadra poliesportiva, parquinho e salão de festas, mas há comentários ainda sobre a intenção de construir uma espécie de resort, com chalés, à custa da destruição da restinga preservada.

PUBLICIDADE