Prefeitura de Aracruz assina contrato para elaboração de plano de cargos, carreiras e salários

O Plano de Cargos, Carreiras, Vencimentos e Estatutos vai assegurar aos servidores a remuneração compatível com os respectivos níveis de formação, entre outros, dando oportunidade da progressão vertical quanto horizontal (promoção)

0
24
A assinatura do contrato ocorreu ontem 14, com presença do prefeito Dr. Coutinho, secretários municipais, vereadores e centenas de servidores. Foto: Humberto De Marchi/Secom PMA

Modernização da gestão e valorização de mais de 2,6 mil servidores efetivos da Prefeitura de Aracruz. Esse é o objetivo da gestão Dr. Coutinho ao assinar ontem 14 a contratação de serviços de pesquisa e extensão para elaboração de Planos de Cargos, Carreiras, Vencimentos e Estatutos dos servidores municipais.

O Plano de Cargos, Carreiras, Vencimentos e Estatutos vai assegurar aos servidores a remuneração compatível com os respectivos níveis de formação, entre outros, dando oportunidade da progressão vertical quanto horizontal (promoção). O objetivo é proporcionar uma visão clara dos cargos e atividades desenvolvidas por cada profissional, apresentando os requisitos para o desenvolvimento das carreiras, incluindo o progresso de competências e habilidades.

Após análise, o estudo vai propor a revisão de tabelas de vencimentos das carreiras, dando continuidade ao processo de valorização dos servidores públicos municipais. Com base na dignificação do exercício do serviço público, valorizar o público-alvo, por meio da profissionalização, atualização e aperfeiçoamento técnico, é primordial para que a gestão pública tenha eficiência na prestação de um atendimento de qualidade, entre outros.

“Sabemos que um bom plano de cargos e salários ajuda a manter o equilíbrio interno da prefeitura, mas, acima de tudo, o principal é garantir o devido reconhecimento aos colaboradores que desenvolvem diariamente as suas funções. Esse é apenas um dos passos que estamos dando para modernizar a gestão, que vai nos ajudar a organizar melhor a instituição e, consequentemente, trazendo benefícios para a população aracruzense. Com um bom planejamento orçamentário, reduzindo gastos, viabilizamos o início desse estudo tão esperado por muitos e há anos”, disse o secretário de Administração e Recursos Humanos, Marcus Coelho, lembrando ainda que no início do ano houve a equiparação salarial de 1.688 servidores municipais.

Representante da Fundação Espírito Santense de Tecnologia (Fest), Alvim Borges, disse que o Plano apresentado será viável para ser colocado em prática. “O nosso objetivo dentro desse trabalho com o realinhamento do Plano vai ser no sentido de valorizar o funcionalismo, alinhar o trabalho, entre outros. Levaremos em consideração toda a estrutura da prefeitura para que seja colocado em prática um plano exequível e que atenda a expectativa dos servidores e da administração”, comentou.

O prefeito Dr. Coutinho ressaltou que o Plano é apenas uma parte da valorização dos servidores. “A nossa prioridade são os nossos colaboradores, afinal, os servidores são a locomotiva da Prefeitura e fazem acontecer. Valorizá-los é essencial para que tenhamos um serviço público de qualidade, mas, antes de tudo, é fazer valer os direitos daqueles que são responsáveis pela eficiência da administração. O trabalho incansável de cada servidor público traz inúmeros resultados à nossa cidade e à gestão, e isso fica bem evidente nas obras executadas e serviços ofertados. Muita coisa boa está acontecendo e vai acontecer na nossa Aracruz”, assegurou.

O QUE DIZEM OS SERVIDORES

Para o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Aracruz (Sisma), Jorge Nascimento, a gestão está surpreendendo os servidores diante dos anúncios. “Nós, servidores, estamos aqui somando diariamente com os trabalhos da gestão e aguardávamos esse anúncio por muito tempo. A nossa esperança está chegando. Já conquistamos muitas coisas neste último ano, avanços muito significativos. Há várias gestões pedimos para que esse Plano fosse elaborado e executado, sem sucesso. Mas o momento chegou, e será feito com a devida coerência, justiça e assertividade. As coisas estão acontecendo no município, porque temos pessoas comprometidas que atuam junto da gestão municipal. O Sisma agradece ao prefeito Dr. Coutinho pelo comprometimento e por atender um pedido de toda classe”, disse.

O servidor Agnaldo Conceição de Jesus comemorou o anúncio. “Quero agradecer ao nosso prefeito Dr. Coutinho e toda equipe pela excelente notícia, pois esperávamos por isso há muito tempo. Estamos muito felizes”. Já a servidora Maria da Penha Barbosa ressaltou que esse Plano vem no momento certo. “Muitos anos se passaram para que chegássemos a esse momento de alegria. Estamos confiantes de que tudo vai dar certo e que a nossa valorização realmente seja concretizada”.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui