Portocel reúne mais de 70 participantes em formação on-line sobre educação ambiental

Evento foi comemorativo ao Dia do Professor

0
30
A ação fez parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) da empresa, que busca multiplicar atitudes positivas na área ambiental

Na semana em que se comemora o Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, o Portocel – Terminal Especializado de Barra do Riacho, em Aracruz, destaca as atividades do Programa de Educação Ambiental (PEA), que promoveu uma formação on-line para educadores e profissionais de escolas da rede municipal. Com o tema “Educadores do Novo Mundo”, o encontro reuniu virtualmente mais de 70 participantes, abrangendo profissionais de escolas da Barra do Riacho, Barra do Sahy e Vila do Riacho. O objetivo é apoiar instituições de ensino e multiplicar atitudes positivas para o cuidado com o meio ambiente.

A formação de educadores e profissionais acontece anualmente, sempre direcionada para a área da educação ambiental baseada em uma metodologia de orientações pautada em práticas reflexivas e participação crítica. Neste ano, o encontro aconteceu em setembro e por conta da pandemia, pela primeira vez, em formato virtual. A programação foi dividida em quatro módulos com abordagem de temas como sustentabilidade, coleta seletiva, cartilhas de orientações e estudo de caso com discussão de propostas de trabalho para os alunos desenvolverem em casa, dentro do contexto da sustentabilidade.

O Programa de Educação Ambiental da Portocel foi iniciado em 2015 e reafirma o compromisso do Terminal com as práticas sustentáveis, além de buscar estimular esse comportamento junto às comunidades vizinhas. “Desde o início do programa, investimos em ações de educação ambiental para conscientizar e multiplicar atitudes relacionadas à conservação do meio ambiente. E mesmo no momento de isolamento social, as ações do PEA continuaram. Inovamos com a utilização de plataformas digitais e tivemos grande engajamento dos professores e educadores da região na capacitação on-line”, destaca Gislene Rabelo, analista de Sustentabilidade do Portocel.

Ela acrescenta que uma das atividades que obteve grande envolvimento dos participantes foi a demonstração sobre a separação de resíduos sólidos na coleta seletiva. “O município de Aracruz conta com o serviço de coleta seletiva e a atividade é um incentivo à ação de todos no sentido de praticar a separação dos resíduos, que gera renda para algumas famílias. Agora a ideia é estender essas atitudes também entre os alunos”, disse Gislene.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui