Portocel fortalece time de multiplicadores do movimento Agente do Bem

A fim de chamar atenção para o assunto e buscar parceiros nessa missão, Portocel criou o Agente do Bem

0
62
A iniciativa de enfrentamento à violência sexual infantil ganhou novos multiplicadores e também foi apresentada à nova gestão municipal de Aracruz

O abuso e a violência sexual contra crianças e adolescentes são um tema presente no dia a dia de muitas comunidades. A fim de chamar atenção para o assunto e buscar parceiros nessa missão, Portocel criou o Agente do Bem, um movimento que busca o enfrentamento desse tipo de situação. Nesta última semana, foi concluída a formação da segunda turma de multiplicadores do movimento, uma rede de pessoas preparadas para isso. Além disso, a iniciativa e seus objetivos foram apresentados à equipe da atual gestão municipal de Aracruz.

Realizada durante três dias em formato on-line, a formação de multiplicadores, conduzida pela consultoria Childhood Brasil, foi concluída no dia 19 de abril. Esta é a segunda turma a passar pelo treinamento e agora o time de multiplicadores do Agente do Bem já conta com 34 pessoas, aí incluídos colaboradores de Portocel e trabalhadores portuários avulso. O treinamento aborda desde a conceituação do que é considerado abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes, até orientações sobre como proceder diante de casos assim e como planejar ações no sentido de combater o problema.

Lei municipal – Aracruz é um dos primeiros municípios a contar com uma Lei de enfrentamento ao abuso e à violência sexual contra crianças e adolescentes, Lei n.º 4.325, publicada em 25 de setembro/20 no Diário Oficial dos Municípios do Espírito Santo. A Lei foi elaborada com a participação ativa da Portocel e da Childhood Brasil. A consultoria orientou a elaboração do projeto que deu origem à lei e é parceira de Portocel na execução do Agente do Bem.

No dia 14 de abril, uma equipe da atual gestão da prefeitura reuniu-se com representantes do Portocel para conhecer a iniciativa. O Agente do Bem foi apresentado por Scheila Silva, Gislene Sousa Rabelo e Júlio César Oliveira Silva, do time do Portocel. Pela Prefeitura de Aracruz participaram a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Dileuza Marins Del Caro; secretária de Saúde, Bernadete Coelho Xavier; secretária de Governo, Andréa Coutinho Musso da Silva; e a secretária de Educação, Jenilza Spinassé Morelatto.

Eles conheceram os objetivos, as ações já realizadas e o que está previsto para 2021. O Movimento Agente do Bem nasceu por iniciativa de Portocel, mas seus resultados dependem fundamentalmente do engajamento da gestão municipal. O movimento teve início em 2018 no município de Aracruz. As denúncias e casos de exploração sexual infantil revelaram-se uma questão presente no município e a empresa entendeu que o tema precisava ser tratado, com a parceria do setor público.

PUBLICIDADE