Poluição de rio suspende abastecimento de água em Vila do Riacho

Cerca de 1.500 residências estão sendo abastecidas por carros pipa

0
323
ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Vila do Riacho. Foto: Divulgação/Secom Aracruz

Devido à poluição do rio Riacho, o SAAE de Aracruz suspendeu temporariamente o abastecimento de água em Vila do Riacho. A interrupção pode levar até 10 dias, pois o rio, com as fortes chuvas, foi invadido por entulhos, vegetação, esgotos e lixo, que após a volta ao nível normal, apodrece pelo processo de degradação, deixando o manancial sem oxigênio.

Cerca de 1.500 residências estão sendo abastecidas por carros pipa. Um poço profundo, reativado devido à falta d’água, também está ajudando no abastecimento. “Por causa dessas condições, não é possível realizar o tratamento adequado dessa água, e por isso optamos por suspender o serviço e abastecer a comunidade por meio de carros pipa”, explicou o diretor do SAAE, Elias Marochio.

Quem passa pelas margens do rio Riacho, observa que o forte odor de esgotos chega a quase um quilômetro de distância. Em rede social, o líder comunitário Valdinei Tavares alerta que a situação não é animadora e pede ao SAAE que faça coletas de amostras ao longo do rio para análise e divulgue com urgência os resultados. Para mais informações, 0800 2839590, de segunda a sexta-feira, de 07h às 17h.

PUBLICIDADE