Petrobras inicia remoção da plataforma de Cação

Atividade faz parte do projeto de descomissionamento do Campo de Cação, etapa natural que marca o fim do ciclo de vida de um campo de petróleo

0
12
Foto: Divulgação

Com a produção encerrada desde 2010, a Petrobras iniciou a remoção das três plataformas do Campo de Cação, entre Linhares e São Mateus. A ação faz parte do plano de descomissionamento e marca o fim do ciclo produtivo de um campo de petróleo. Todas as atividades do Programa de Descomissionamento de Instalações são aprovadas e acompanhadas pela ANP, Ibama e Marinha do Brasil, mantendo os requisitos de segurança e a integridade das instalações durante todo o processo.

A retirada das plataformas tem o término previsto para o final deste semestre e, durante um ano após a remoção das estruturas fixas e conclusão das atividades na área, a estatal realizará monitoramento socioeconômico e ambiental da região. De acordo com o Plano Estratégico da Companhia para o período de 2021-2025, 18 plataformas de produção serão descomissionadas até 2025.

O descomissionamento do sistema de produção é uma etapa natural do ciclo de vida de um campo de petróleo, quando este não apresenta mais viabilidade técnica ou econômica para continuar produzindo. Nesse contexto, o processo abrange geralmente cinco etapas: a limpeza e descontaminação dos equipamentos, o tratamento e destinação de resíduos atendendo à legislação ambiental, o tamponamento dos poços, a desconexão e destinação dos sistemas submarinos e a destinação da plataforma em si.

O projeto de descomissionamento do Campo de Cação, planejado em estrita observância à legislação e às regulações vigentes, marca o encerramento total das atividades de um campo de petróleo que produzia por meio de plataformas fixas no litoral capixaba. Tendo avaliado as melhores práticas da indústria de petróleo no mundo e levando em consideração as características locais, o cenário base adotado pela Petrobras considerou a remoção total das estruturas, com a garantia de encaminhamento para reciclagem e correta destinação dos resíduos.

PUBLICIDADE