Pandemia atrasa inauguração da estátua de Buda em Ibiraçu

A obra fica pronta em agosto e a data depende do cronograma e da nova agenda da comitiva que virá do Japão

0
79
A estátua gigante do Buda sentado e as 15 estátuas menores na Praça Torii são atrações no acesso ao Mosteiro Zen Budista de Ibiraçu. Foto: Danilo Salvadeo

De acordo com o abade Daiju Bitti, o Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, estuda uma nova data de inauguração da estátua gigante de Buda, de frente para a rodovia BR-101, devido à pandemia da covid-19. A obra fica pronta em agosto e a data depende do cronograma e da nova agenda da comitiva que virá do Japão.

A estátua do Buda sentado que está sendo construída em Ibiraçu é a segunda maior do mundo e já chama a atenção de quem passa pela BR-101. O peso aproximado da estátua é de 450 toneladas e entre os materiais utilizados estão aço, ferro e concreto. O monumento tem 38 metros, a mesma altura do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, sendo que três metros são de pedestal. Somente a estátua tem 35 metros, o que equivale a pouco mais que um prédio de 11 andares.

A obra, que gira em torno de R$ 4 milhões, está sendo construída na Praça Torii, onde se encontra o tradicional Portal vermelho, que marca o diálogo entre a cultura Oriental e Ocidental; Jardim Zen, Escola de Cerâmica e 15 estátuas menores de Buda em meditação. Em tamanho, a estátua gigante de Ibiraçu fica atrás apenas de construções da China e da Tailândia. O Mosteiro Zen Morro da Vargem foi construído em 1974, sendo o primeiro mosteiro zen-budista da América Latina.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o Mosteiro suspendeu todas as atividades, por prazo indeterminado. Durante este período, o local não estará atendendo estudantes, não abrirá para visitação aos domingos e não realizará retiros. O monumento gigante é um dos pontos de visitação dos peregrinos que realizam o circuito Caminhos da Sabedoria – primeiro caminho espiritual do Brasil, que representa o diálogo entre o cristianismo e o budismo.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui