Os benefícios da prática de atividade física regular

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Maurinho Ramos colocou os exercícios como rotina em sua vida. Foto: Jasleon Humberto

Quem tem o hábito de se exercitar, sente no dia a dia os benefícios e a falta que faz quando, por algum motivo, não consegue ter um tempo para praticar atividade física. Mauro Lúcio Ramos, o Maurinho, 33 anos, é uma dessas pessoas que colocou os exercícios como rotina em sua vida. Além da prática regular de musculação e corrida, ele, sempre que pode, ainda busca se aventurar em trilhas, unindo a endorfina do esporte com a energia revigorante da natureza. “Isso gera um bem-estar sem tamanho. É ganho de saúde”, diz.

O médico ortopedista e traumatologista Bruno Lameiras de Souza, especialista em medicina esportiva lembra que uma vida saudável se apoia em quatro pilares: alimentação adequada, sono restaurador, controle do estresse e atividade física constante. “A atividade física por sua vez é o pilar que auxilia para um sono de qualidade e no controle do estresse, o que o torna fundamental a uma vida saudável”, explica.

Dr. Bruno enfatiza ainda que a atividade física é boa em qualquer idade, mesmo para uma pessoa que nunca praticou qualquer exercício, sempre é tempo de iniciar, desenvolver a prática e obter os benefícios (leia abaixo), mas os cuidados são específicos para cada situação. “É importante que ao iniciar as atividades físicas, o pretendente realize uma avaliação médica adequada para evitar riscos a sua saúde, que se resume a doenças cardiovasculares e osteomusculares basicamente”, orienta o especialista.

1. Melhora da relação massa muscular e massa gorda. A atividade física aumenta a quantidade e qualidade da massa muscular, tendo como resultado aumento da taxa metabólica basal (gasto energético), com consequente perda da massa gorda e melhora da composição corporal;
2. Melhora na função do sistema cardiovascular (evitando hipertensão arterial e insuficiência vascular);
3. Melhora metabólica (evitando diabetes, obesidade);
4. Melhora hormonal (regulando a função de vários hormônios, como a função da tireoide e a produção de insulina, além de regular a produção do cortisol – “hormônio de estresse”);
5. Melhora imunológica (sistema de defesa do corpo);
6. Vários estudos demonstram que a atividade física constante e moderada é fundamental para evitar o surgimento de neoplasias (câncer).

A caminhada, de acordo com Dr. Bruno, é uma forma excelente de iniciar na prática esportiva, mas tem suas limitações por apresentar pouca mudança no estímulo, assim em pouco tempo o praticante da caminhada deixa de evoluir devido à adaptação. “Sempre recomendo uma atividade resistida como a musculação, por apresentar grandes variações nas formas de treinos e, portanto, promovendo ao praticante uma evolução constante. Estudos demonstram que as pessoas com idade acima dos 50 anos, são as que mais se beneficiam da musculação, apresentando melhoras muito mais consistentes do que aqueles que praticam uma caminhada”, pontua o médico.

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