Nuvem negra e baixa desperta atenção na orla de Aracruz

Analistas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), classificaram o fenômeno como um tipo de nuvem popularmente conhecida como nuvem prateleira

0
471
O Incaper informou, também, que este é um tipo de formação de nuvem que tem aspecto característico de uma longa, baixa e densa camada horizontal, anexada logo abaixo a uma nuvem-mãe(foto do leitor)

Uma “assustadora” nuvem escura, baixa e em forma de espiral, chamou a atenção hoje 25, pela manhã, entre Barra do Sahy e Barra do Riacho, em Aracruz, principalmente sobre o Estaleiro Jurong, levando algumas pessoas a taxarem o fenômeno, nas redes sociais, como uma espécie de tornado (o que passou bem longe de ser).

Analistas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), classificaram o fenômeno como um tipo de nuvem popularmente conhecida como nuvem prateleira ou “shelf cloud” (em inglês), que é técnicamente conhecida como “Cumulonimbus Arcus“.

O Incaper informou, também, que este é um tipo de formação de nuvem que tem aspecto característico de uma longa, baixa e densa camada horizontal, anexada logo abaixo a uma nuvem-mãe (neste caso, uma Cumulonimbus – Cb). Segundo o Incaper, a nuvem é formada em função das chuvas no instante em que a foto foi tirada. A nuvem se dissipou em pouco tempo, sem provocar fortes chuvas, apenas um vento intenso, tipo sul.

PUBLICIDADE