Presente em pontos estratégicos de Aracruz, o novo sistema de videomonitoramento da prefeitura tem, em menos de 30 dias de funcionamento, gerado resultados positivos para a segurança pública.
Os cemitérios Jardim da Colina, no bairro Vila Nova; da Paz, no bairro Itaputera, e São João Batista, no Centro, estão entre os pontos monitorados. As câmeras – que captam e gravam imagens em 360° e ainda contam com sistema de som bidirecional – ajudam a inibir a ação de vândalos nos locais, além de complementar o trabalho realizado pela guarda patrimonial.
Marcus Coelho, secretário municipal de Administração, reforça que “os equipamentos contribuem na inibição e na repressão de furtos, roubos, vandalismos e depredações. Além dos cemitérios, as câmeras estão instaladas em vias, parques, praças e próximo as escolas”.
Aracruz também conta com um novo Cerco Eletrônico, composto por 57 câmeras de leitura de placas de veículos e quatro semafóricas. Há ainda duas câmeras de reconhecimento facial instaladas em prédios públicos. Tudo é controlado na Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI).