Nova Estação de Tratamento de Esgoto vai beneficiar 20 mil moradores de Aracruz

O investimento feito pelo Estaleiro Jurong foi da ordem de R$ 12 milhões

0
126
A ETE possui uma moderna e confiável tecnologia de tratamento biológico de esgoto. Foto: Hélio Filho/Secom

Construída pelo Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) em atendimento ao Termo de Compromisso Socioambiental firmado para sua instalação, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que atenderá os bairros Santa Marta e Barra do Sahy foi inaugurada na manhã desta terça-feira 12. Estiveram presentes o presidente do EJA, Thangavelu Guhan, e o governador Renato Casagrande, além de lideranças locais. O investimento feito pela empresa foi da ordem de R$ 12 milhões.

A ETE possui uma moderna e confiável tecnologia de tratamento biológico de esgoto, o que garante eficiência e baixo custo de manutenção operacional. A unidade está dimensionada para atender uma população de 20 mil habitantes. As obras tiveram início em janeiro de 2020, sendo entregues à Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) no início deste ano.

De acordo com o EJA, a água sai após o tratamento do esgoto com qualidade superior à exigida pelas normas brasileiras, podendo até mesmo ser reutilizada em outras atividades como agricultura, irrigação de jardins e atividades industriais. O sistema contempla ainda um emissário submarino de 360 metros para o lançamento da água no mar, garantido o distanciamento da área costeira.

O governador Renato Casagrande e o presidente do Estaleiro Jurong Aracruz, Thangavelu Guhan. Foto: Hélio Filho/Secom

“Hoje é um dia importante para a Jurong com essa entrega para as comunidades de Santa Marta e Barra do Sahy. A ETE já está em operação e vem para melhorar a vida dos moradores da orla. Entregamos uma obra que garante um serviço de qualidade e respeita o meio ambiente, por sua eficiência. Temos muito orgulho em atender a condicionante e as comunidades do entorno”, disse o presidente do EJA, que agradeceu ao município pelo apoio nas operacionalizações.

“Em um entendimento com a Prefeitura, fizemos uma adutora de 13 quilômetros, trazendo água tratada para essa região litorânea. Hoje, o Estaleiro Jurong é abastecido com água da Cesan, o que não tinha antes. Agora com essa ETE, vamos atender a mais 20 mil pessoas em Barra do Sahy e Santa Marta. No verão, teremos uma presença maior de pessoas nessa localidade. Um investimento que contribui para a preservação do meio ambiente, melhoria da qualidade de vida e do turismo da Orla de Aracruz”, pontuou o governador.

PUBLICIDADE