Municípios recebem apoio para reforçar serviços públicos de assistência social

O apoio é feito por um Termo de Cooperação Técnica e Financeira assinado entre a organização e os municípios

0
14
Sede da Prefeitura de Linhares. Foto: Divulgação

Prefeituras de 24 municípios mineiros e capixabas podem receber um repasse de R$ 27 milhões e 35 veículos da Fundação Renova, para fortalecer seus serviços públicos de proteção e assistência social. Os recursos são destinados para ampliar o atendimento a mais de 14 mil famílias vulneráveis que residem nas localidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão (MG).

O apoio é feito por um Termo de Cooperação Técnica e Financeira assinado entre a organização e os municípios. O recurso será destinado à promoção da proteção social por meio de ações socioassistenciais, socioculturais e apoio psicossocial. Entre as entregas previstas está o apoio aos serviços de assistência social já existentes, repasse de recursos financeiros para a contratação de recursos humanos, aquisição de equipamentos e compra de insumos para a realização de oficinas de fortalecimento de vínculo familiar e comunitário.

Também é disponibilizado veículo com manutenção e combustível para os municípios de Naque, Periquito, Caratinga, Bom Jesus do Galho, Conselheiro Pena, Ipaba, Santa Cruz do Escalvado e Itueta, em Minas Gerais; e Linhares, no Espírito Santo.

De acordo com a analista do Programa de Proteção Social, Izabelly França, as entregas nesse momento são ainda mais importantes. Além de Mariana (MG) e dos governos de Minas Gerais e do Espírito Santo, são 24 municípios elegíveis ao Termo, ou seja, aqueles que possuem 50 ou mais famílias vulneráveis, elegíveis às políticas da Fundação Renova, atingidas pelo rompimento de Fundão.

PUBLICIDADE