Geanes, Heler Tânia, Jaciara, Marciane e Rita: MULHERES DE SUCESSO 2020

0
373
Geanes Rodrigues Goularte, Heler Tânia Guzzo Pignaton, Jaciara Brandão Belloti, Marciane Almeida Bertoli e Rita Ruy Foreque. Fotos: Studio Casa

Cada ano com mais brilho, reunimos “ELAS”, que são sucesso porque têm atitude, foco e organização, são versáteis e conscientes do seu papel no mercado de trabalho e são essenciais para conquistar o equilíbrio de uma empresa com sua visão empreendedora e ilustram esta reportagem especial. “Mulheres de sucesso são aquelas que não esperam chegar a noite para brilhar. Brilham nos momentos mais inusitados de suas carreiras e de suas vidas. O brilho delas é total e único”, enfatiza a diretora-geral da revista DESEJO, Beth Vervloet. “Tenho um carinho especial pela edição anual da Mulher. Não que eu goste mais que as outras, amo todas elas, pois é aqui, na DESEJO, que nossos clientes se sentem à vontade para ousar mais em suas divulgações, e acreditem, a ousadia deles junto à nossa tem dado um belíssimo exemplo de como fazer um trabalho especial e bem feito”, acrescenta Beth.

Confira abaixo as MULHERES DE SUCESSO 2020.

Geanes Rodrigues Goularte, empresária e practitioner em Programação Neurolinguística. Foto: Studio Casa

Guerreira, ela transformou sua realidade positivamente

Determinação faz parte do dia a dia da empresária Geanes Rodrigues Goularte, natural de Castelo, no Sul do Estado. Formada em Direito e inscrita na OAB/ES, ela, depois de aproximadamente um ano atuando na Procuradoria-Geral de Aracruz, chegou a ter o próprio escritório de advocacia. Mas, o sucesso profissional em harmonia com a vida pessoal veio com a administração da Agronorte, empresa do ramo de produtos agropecuários e pet, tradicionalmente conhecida em Aracruz pela qualidade do atendimento.

Convencida pelo esposo José Almeida Goularte (in memorian) a se dedicar somente ao empreendimento que eles construíram juntos, Geanes reconsiderou a carreira como advogada. A partir daí, atenta aos diferenciais de mercado, ela reinventou a Agronorte; sem jamais imaginar que algum dia teria que manter a tradição da empresa não tendo o companheiro da vida ao seu lado. “Na companhia dos nossos filhos, Artur e do Bernardo, estou reaprendendo a viver sem ele”, enfatiza a empresária, que, apegada à fé, segue em frente.

Geanes também encontrou na Programação Neurolinguística (PNL) um importante aliado para prosseguir. Com a técnica, tida como uma experiência de aprendizado e autodesenvolvimento, a empresária adquiriu competências para liderar e melhorar a qualidade de gestão de sua empresa. A PNL, inclusive, a motivou a querer reforçar os vínculos e aumentar a notoriedade da Agronorte, impulsionando a lealdade dos clientes e consumidores com a segurança da qualidade dos produtos e serviços.

Agora, Geanes tem o objetivo de usar a Programação Neurolinguística para desenvolver mudanças nos cenários de vida de pessoas e outras organizações em Aracruz e Região a partir da qualificação de competências e utilização de ferramentas estratégicas de transformação humana. Para alcançar a nova meta, a empresária, em parceria com a EBRA – Escola Brasileira de Coaching, divulga a ideia através da promoção de encontros com especialistas em PNL, ao mesmo tempo em que busca formação específica para atuar como trainee.

“Com a PNL, percebi que a qualidade do tempo com as pessoas que amo é mais importante do que a quantidade. A qualidade da relação é o que conta de verdade. Passei a valorizar isso e hoje consigo influenciar positivamente a mim mesma e as pessoas ao meu redor, gerando ambientes produtivos em minha vida pessoal e profissional”, pontua a determinada empresária, mãe e mulher guerreira que se reinventa a cada obstáculo da vida. Não demora muito, ela anunciará novidades. Projetos não lhe faltam.

Heler Tânia Guzzo Pignaton, empresária do setor de materiais de construção. Foto: Studio Casa

Persistente, ela vem consolidando um trabalho de referência no mercado

Formada em Administração e pós-graduada em Design de Interiores, Heler Tânia Guzzo Pignaton atua há cerca de 20 anos no setor de materiais de construção em Aracruz. Junto ao esposo Fábio Pignaton, ela administra as lojas Pimacol Material de Construção e Lumine Iluminação, que passarão a compartilhar um único espaço, no próximo ano. É que está sendo construída uma ampla estrutura para comportar não só a Pimacol, como também a Lumine. Com diversas ambientações para inspirar seus clientes, a nova loja promete ser a maior e mais completa de Aracruz e Região na oferta de materiais de construção, madeiras e artigos de iluminação.

Desde 2002, quando passou a dividir com o esposo o comando da Pimacol, Heler Tânia vem transformando a loja com seu toque pessoal, tendo expandido o negócio com a inauguração da Lumine alguns anos depois. Com disciplina, foco, vontade e atitude, a empresária vem consolidando um trabalho de referência no mercado. Sua determinação para se modernizar e atender às novas demandas do mercado, inclusive, inspira seus colaboradores – entre os quais estão seus dois filhos – a demonstrarem real disposição, energia e comprometimento para auxiliar os clientes naquilo que eles necessitam.

Cresce presença feminina no setor de materiais de construção
Quando o tema é material de construção, as decisões de compra são tomadas no ponto de venda. E as mulheres estão marcando cada vez mais presença neste cenário para escolher os itens que vão compor suas casas, do exterior ao interior. Em Aracruz, a empresária Heler Tânia Guzzo Pignaton, da Pimacol Material de Construção e da Lumine Iluminação, tem notado o crescimento da presença feminina no setor. “Elas são absolutas na decisão do processo, principalmente em material de acabamento e decoração”, enfatiza.

Acompanhando o fato das mulheres estarem comprando mais material de construção, Heler Tânia, que constantemente se atualiza e amplia suas referências participando de feiras nacionais e internacionais que antecipam as tendências do setor, tem buscado deixar os ambientes de seus dois empreendimentos ainda mais atrativos e confortáveis, investindo em termos de layout, de apresentação de loja e de distribuição dos produtos. “O objetivo é fazê-las se sentirem à vontade na busca de seus objetivos dentro da Pimacol ou da Lumine”, frisa a empresária.

Nas lojas de Heler Tânia, o investimento para oferecer uma melhor experiência ao público feminino passa também pela qualidade no atendimento. “A percepção que o cliente tem de uma boa empresa engloba não só a qualidade do produto, mas principalmente a qualidade do atendimento que ele recebe. Não poderíamos, portanto, deixar de trabalhar continuamente na melhoria dos nossos serviços e diferenciais, como o atendimento personalizado para estarmos ao lado do cliente, antecipando-se às suas demandadas. A premissa é inovar, desde o lançamento de produtos ao ponto de venda”, pontua a lojista.

Jaciara Brandão Belloti, empresária do setor de moda festa/alta costura. Foto: Studio Casa

Perseverante, ela inovou e tornou-se referência como empreendedora

Empresária do setor de materiais de construção e movida a desafios, Jaciara Brandão Belloti divide a administração da Tubolar, empresa fundada há 27 anos em João Neiva, com a Divas, loja especializada na locação de trajes finos para ocasiões especiais que ela inaugurou em 2015 diante da vontade de inovar, levando um novo modelo de negócio para o município onde conquistou prestígio e reconhecimento e tornou-se referência na região.

Plenamente realizada, Jaciara conta que abrir o segundo empreendimento elevou sua autoestima, além de ampliar seu potencial criativo para inovar. “Desafios movem o mundo, e sempre acostumada a encará-los e sair da minha zona de conforto, aceitei mais esse. Portanto, quando surgiu a oportunidade de trabalhar também com moda festa, não pensei duas vezes. A Divas me trouxe um novo ânimo. É uma terapia que acabou impactando positivamente meu trabalho à frente da Tubolar. Hoje, cada vez mais me sinto à vontade para aperfeiçoar minhas empresas, seguindo as tendências dos setores aos quais elas estão inseridas”, conta a empresária, que determinada a continuar inovando, inicia neste ano o curso de graduação em Design de Moda.

A empresária tem ainda o desejo de terminar a graduação em Direito. “Precisei trancar a faculdade, mas não desisti. Quero muito concluir o curso de Direito. Não para atuar como advogada ou seguir carreira jurídica, mas para ampliar conhecimentos visto que o Direito acompanha as transformações sociais do mundo atual, que ocorrem em grande velocidade”, relata Jaciara.

Mulher que faz questão de cuidar de si, Jaciara não abre mão das caminhadas matinais e nem de ir à academia. Vaidosa, ela também gosta sempre de andar bem arrumada. E em meio à correria do trabalho, procura sempre estar presente nos cultos e eventos de sua igreja, além de estar bem próxima da família, sua base emocional. Avó do Davi, de 4 anos, primogênito da filha Marciane, e do Heitor, de 1 aninho, do filho Marcelo, a empresária, cujo maior hobby é cozinhar, conta que os netos trouxeram uma alegria especial para a sua vida.

São poucos empreendedores que encontram o sucesso e conseguem manter a excelência que os levou até lá. Jaciara não pensa em deixar esse seleto grupo, e por isso busca o contínuo aperfeiçoamento. Para a empresária, um aprendizado ativo oferece suporte e atinge seus objetivos profissionais e, com isso, ela, junto aos seus colaboradores, pode oferecer um serviço de melhor qualidade para os seus clientes.

Marciane Almeida Bertoli, médica dermatologista. Foto: Studio Casa

Dedicada, ela contribui para melhorar a autoestima de seus pacientes

A dedicação em contribuir para melhorar a autoestima dos pacientes com segurança e ética por meio de um atendimento humanizado e personalizado é o que faz da médica dermatologista Marciane Almeida Bertoli uma mulher realizada e reconhecida profissionalmente.

Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) com título de especialista, Dra. Marciane é graduada em Medicina pela Universidade de Vassouras (RJ), tendo concluído a especialização no Hospital Eduardo de Menezes, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). A profissional atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças de pele, cabelo e unhas, além de atuar em tratamentos estéticos rejuvenescedores.

O desejo de exercer uma profissão ligada diretamente à saúde física das pessoas fez com que Marciane optasse pela graduação em Medicina. E ao se decidir pela especialização em Dermatologia, ela foi além. “Sinto que meu trabalho tem contribuído para a elevação da autoestima e da autoconfiança dos meus pacientes, e com isso a vida deles tem mudado. É muito gratificante o ofício de médica me permitir melhorar a percepção que uma pessoa tem dela mesma”, diz a médica.

Sempre focada em causar impacto positivo na vida de seus pacientes, Dra. Marciane está em constante atualização, participando de cursos, congressos e atualizações nacionais e internacionais para trazer ao seu consultório o que há de mais moderno e resolutivo em tratamento dermatológico. “Ver meus pacientes felizes, atingindo os resultados que esperam é o que motiva tudo isso. Meus pacientes são mais do que pacientes. São pessoas com quem me preocupo e é para vê-las cada vez mais autoconfiantes que estou sempre buscando aprimorar a qualidade do meu atendimento, estando focada também em associá-lo ao uso da tecnologia, uma vez que novas ferramentas estão promovendo avanços significativos na área dermatológica”, ressalta.

Fora do consultório, Marciane assume os cuidados com o lar e não abre mão de acompanhar o desenvolvimento do filho Davi, de 4 anos, com tempo para construir laços de afeto e para incentivar cada conquista do primogênito. A médica, que sonha em fazer uma longa viagem pelo mundo, também faz questão de manter hábitos saudáveis em meio à conciliação entre carreira e maternidade. Além de praticar atividades físicas regularmente, ela busca estar em contato direto com a natureza para aprimorar sua saúde e a sua sensação de bem-estar.

Rita Ruy Foreque, empresária do setor hoteleiro. Foto: Studio Casa

Determinada, ela conquistou seu espaço no comércio

Características poderosas e que se completam, sendo ainda fatores decisivos para o sucesso em qualquer área, autoconfiança e determinação definem a empresária Rita Ruy Foreque. Correta, justa e extremamente segura em suas decisões, ela conta que sua determinação beira a teimosia. “Costumo dizer que não sou teimosa. Teimoso é quem teima comigo. Eu sou mesmo é determinada”, completa.

Desde 1983 atuando no setor hoteleiro em Aracruz, Rita sente-se realizada e orgulhosa de sua trajetória. “O comércio é uma grande escola. Hora tiramos de letra, hora somos surpreendidos. Trabalhar com hotelaria não foi minha escolha. Acredito que fui escolhida e agradeço a Deus. Amo o que faço e não saberia fazer outra coisa”, conta, grata, a proprietária do Hotel Iramar II.

Terceira mulher a presidir a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Aracruz, Rita, eleita para o triênio 2011/2013 e reeleita para o triênio 2015/2017, fez uma gestão atuante que não só fortaleceu a entidade como também o comércio local de um modo geral. Liderando pelo exemplo, acreditando na inteligência coletiva e sabendo gerenciar complexidade e mudanças, a empresária desenvolveu a si mesmo e aos outros, tendo alinhamento emocional e foco nos resultados. Da experiência marcante, ela leva consigo o aprendizado.

Mãe e avó, a empresária aproveita a vida ao máximo, com alegria e leveza, curtindo uma fase em que coleciona hobbies. O número um tem sido brincar com os três netos. Viajar, pescar, ler um livro sem pressa, assistir a um filme seguido do outro sem interrupção e ir à praia sem precisar esperar pelo fim de semana de sol completam a lista. Ajudar quem realmente precisa é algo que também lhe faz muito bem, assim como conviver com pessoas de alto astral.

Perguntada sobre o que a motiva a sonhar e prosperar, Rita responde que é o amor. “Piegas? Clichês? Digam o que quiserem. Quem nós seriamos sem amor? O amor que recebemos de nossos pais, avós, tios, companheiros; o amor das crianças e o mais importante, quem seriamos nós sem o amor de Deus? Não seriamos nada, não teríamos nem amor próprio. Quando falo de amor não me esqueço da carta de São Paulo aos Coríntios, uma das mais belas explicações do que é o amor, tão linda que já foi musicada e interpretada por diversas formas de arte. Qual motivação maior para seguirmos em frente? O amor é Deus, e Deus é tudo”, pontua.

PUBLICIDADE