Mosteiro Zen Morro da Vargem anuncia inaugurações em Ibiraçu

Serão inauguradas a estátua do Grande Buda, o Bosque e a Escola de Cerâmica, e lançado o livro Buddha

1
101
A estátua do Buda sentado de Ibiraçu é a segunda maior do mundo e desperta a atenção de quem passa pela BR-101, transformando a Praça Torii em ponto turístico. Foto: Divulgação/Mosteiro Zen Morro da Vargem

Às 10h do próximo dia 28, o Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, fará três inaugurações na Praça Torii, na margem esquerda da rodovia BR-101, com a presença do governador Renato Casagrande. Serão inauguradas a estátua do Grande Buda, o Bosque e a Escola de Cerâmica, e lançado o livro Buddha.

O GRANDE BUDA

Iniciada em novembro de 2018, a obra do Grande Buda foi finalizada em outubro de 2020. O monumento, com 35 metros de altura e cerca de 400 toneladas de aço e concreto, é a maior imagem do Buda no Ocidente e uma das maiores do mundo. A Cerimônia de Sagração, chamada de Abertura de Olhos (Kaigen), devido à pandemia da covid-19, foi realizada online, por monges do Brasil e do Japão, e oficiada pelo Zenji (cargo equivalente ao de Papa, na Igreja Católica) Minamizawa Dônin, Primaz do Templo Matriz Daihonzan Eiheiji, em dezembro de 2020. Após a finalização do Grande Buda, foi construído um lago com cascata, aos pés do monumento, com volume aproximado de 200 mil litros de água.

O BOSQUE

Ampliando a abrangência da Praça Torii, onde se encontra a estátua do Grande Buda, o Mosteiro, em parceria com a construtora CBL, transformou uma área com cerca de um hectare num bosque, destinando o espaço ao lazer das famílias. O projeto de criação do bosque incluiu o plantio de grama, mudas de plantas nativas, frutíferas e ornamentais, além de mesas, bancos, lixeiras e iluminação.

ESCOLA OFICINA DE CERÂMICA KANZEON

Após mais de uma década de esforços, a Escola Oficina de Cerâmica, sediada na Praça Torii, foi construída em 2019, patrocinada pelo Sincades, com apoio do Governo do Estado. Num primeiro momento, contando com o apoio da Concessionária Eco-101, as atividades se iniciaram de maneira experimental, com foco apenas na comunidade de Ibiraçu. Hoje, o projeto, atuando de forma mais abrangente, inclui também os municípios de Aracruz, Fundão e João Neiva e, além da Eco-101, conta com o apoio da Vale e do Sebrae-ES. Na Escola Oficina de Cerâmica, jovens, mulheres e idosos estudam a arte da cerâmica japonesa de alta temperatura (1.300ºC) e produzem, sob a orientação dos professores, as peças comercializadas no show-room do espaço. A iniciativa, seguindo os conceitos de Economia Criativa e Cooperativismo, visa à inclusão social dos seus alunos, por meio da capacitação profissional e da geração de renda.

LIVRO BUDDHA

O livro Buddha, resultado de uma parceria com o Banestes, foi elaborado para ser um registro fotográfico do maior monumento do Buda no Ocidente. O livro reúne fotos do acervo do Mosteiro e também imagens produzidas pelo fotógrafo Vitor Nogueira, responsável por acompanhar todo o processo de produção da obra.

PUBLICIDADE

1 COMENTÁRIO

  1. Vamos ver se o governador autoriza o asfaltamento da estradapor onde passa o “Caminhos da Sabedoria” pelo interior de Ibiraçu, na região de Rio Lampê e Alto Bérgamo. É tudo que o turismo de Ibiraçu precisa par crescer.

Comments are closed.