Meio Ambiente resgata 473 guaiamuns em Aracruz

Dois homens foram detidos e multados em R$ 5 mil por cada crustáceo

0
427
(Foto: Humberto DeMarchi) Os guaiamuns foram devolvidos para o manguezal e os dois homens encaminhados para a delegacia e enquadrados na Lei Federal Nº 9605/98 e no Decreto Municipal Nº 12.507/2004

Após receber uma denúncia, fiscais da secretaria de Meio Ambiente de Aracruz, acompanhados por policiais militares, resgataram 473 guaiamuns, espécie ameaçada de extinção, nas localidades de Lameirão e Lajinha, em Santa Rosa. Dois homens foram detidos e multados em R$ 5 mil por cada crustáceo.

Os guaiamuns foram devolvidos para o manguezal e os dois homens encaminhados para a delegacia e enquadrados na Lei Federal Nº 9605/98 e no Decreto Municipal Nº 12.507/2004, que determina crime na atividade de captura e venda de animais que estejam na lista de espécies ameaçadas de extinção.

A informação que temos é de que esses homens são do Nordeste, uma região brasileira onde o guaiamum já está escasso e, com isso, eles vêm até o Estado para realizar a cata ilegal do crustáceo. Por isso, é importante que a população seja parceira da prefeitura e denuncie. Com essas ações conseguimos ajudar a preservar a espécie”, destacou o secretário Aladim Cerqueira.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui