Marcus Vicente leva projeto de macrodrenagem para Colatina

O programa vai contemplar cinco estruturas de amortecimento de cheias, com o objetivo de evitar que a água resultante de alagamentos chegue com muita velocidade ao córrego São Silvano

0
25
O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Programas Urbanos, Marcus Vicente, e o deputado estadual Renzo Vasconcellos. Foto: Divulgação

Foi assinada a Ordem de Serviço para a elaboração do projeto das obras de macrodrenagem da rodovia do Café, em Colatina. Participaram do evento o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Programas Urbanos, Marcus Vicente, e o deputado estadual Renzo Vasconcellos.

O programa vai contemplar cinco estruturas de amortecimento de cheias, com o objetivo de evitar que a água resultante de alagamentos chegue com muita velocidade ao córrego São Silvano, além de três quilômetros de galerias e um parque linear que será construído nas proximidades da indústria Metalosa.

“Os recursos que estavam praticamente perdidos e que foram salvos pelo empenho da bancada federal e sob a liderança do governador Renato Casagrande, serão aplicados agora em 2020. Parabenizo ao jovem deputado Renzo Vasconcelos pelo brilhante empenho e luta em favor da cidade de Colatina”, disse Marcus Vicente.

As ações são integrantes da parte macro do programa, que depois de executado e finalizado criará benefícios de segurança para as empresas instaladas nos bairros São Silvano e Carlos Germano Nauman, além da valorização de toda a região.

De acordo com o estudo hidrológico feito para o planejamento, as galerias subterrâneas e os barramentos de contenção irão diminuir o volume de água que, ao longo dos anos, tem provocado transtornos aos moradores locais. “Isso irá melhorar muito a qualidade de vida das pessoas, inclusive a mobilidade urbana local”, analisou o deputado Renzo Vasconcelos.

“A galeria receberá volume suficiente para dar vazão, uma vez que terá estrutura de amortecimento”, informou a subsecretária de Estado de Saneamento e Programas Urbanos, Zilma Peterli Lyra. Ela disse, ainda, que o barramento de cheias é formado por pequenos diques que impedirão que a água desça para a parte de baixo do bairro.

“Depois de muitos anos que o dinheiro foi depositado conseguimos dar andamento ao projeto com o empenho de Renzo Vasconcelos. Isso vem desde 2014. A Ordem de Serviço para a contratação do projeto é de vital importância para o município”, afirmou Marcus Vicente, acrescentando que a licitação deve ser aberta após a entrega do projeto, previsto para março de 2020 e conclusão em 2021, custando R$ 36 milhões.

Prestação de contas
Hoje 20, o deputado Renzo Vasconcellos reúne correligionários em Colatina para a apresentação de contas do seu mandato, sendo prestigiado pelo governador Renato Casagrande, que estará na cidade às 9h, na praça do Sol Poente, para a assinatura de ordens de serviços, assinatura de convênios, entrega de equipamentos rurais e agrícolas, beneficiando os municípios de Aracruz, Ibiraçu, Fundão, João Neiva, Colatina, Nova Venécia, Sooretama, Rio Bananal, São Roque do Canaã, São Gabriel da Palha, Águia Branca, Barra de São Francisco e São Mateus. Serão convênios para obras de infraestrutura, conservação de estradas rurais e construção de espaços esportivos.

PUBLICIDADE