Luiza Medina lança livro sobre a história do bairro Coqueiral em formato digital

O livro segue uma sequência cronológica e narra a trajetória do bairro, que tem 43 anos, contada pelo relato de alguns moradores

0
30
O e-book trata do passado, presente e futuro do bairro, com histórias vivenciadas pelos moradores entrevistados em uma versão atualizada. São relatos envolventes e que retratam um pouco mais de quatro décadas de existência de Coqueiral de Aracruz. Foto: Divulgação

A jornalista Luiza Medina, de Aracruz, com o apoio da Lei Aldir Blanc, relançou, agora também em formato digital (e-book), o livro “Coqueiral de Aracruz: histórias que contam a história”. O livro impresso foi lançado em 2013, quando ela estava na faculdade, para contar a história do bairro que cresceu e passou boa parte de sua vida.

O livro segue uma sequência cronológica e narra a trajetória do bairro, que tem 43 anos, contada pelo relato de alguns moradores. Cada personagem entrevistado teve um papel fundamental para que a obra fosse completa e contasse a história do local.

“Coqueiral é a minha primeira casa. Foi o lugar onde fui criada ao longo de toda a infância e onde passei parte da minha adolescência e só deixei o bairro para estudar em Vitória. Costumava questionar sobre a falta de opções de lazer, porque na época não havia muita coisa que um adolescente pudesse fazer. Mas hoje, vejo que não há o que se reclamar. Cresci cercada pela natureza, adoro meu bairro que é um lugar tranquilo, onde é possível ouvir o canto dos pássaros e ter contato com outros animais. É o lugar que procuro para fugir do estresse urbano”, destaca a escritora, na reportagem do site da prefeitura.

Luiza conta que a ideia do tema para o livro surgiu de um ensaio fotográfico que fez para o site da faculdade. Foi nesse momento que entendeu a importância e o amor que sentia pelo local que morava e decidiu prestar uma homenagem que seria vista por muitas gerações. Para compor o enredo, Luiza Medina buscou conversar com os moradores pioneiros, mas eram tantas informações que a escritora entendeu que para expor de fato a história do local, outras pessoas também deveriam ser ouvidas.

Além das histórias dos moradores, a obra também aborda a visita histórica que o príncipe Charles fez ao bairro em 25 de abril de 1991, e os bailes temáticos no Clube da Orla, que, entre os convidados famosos, recebeu o ator e humorista Chico Anísio.

Para o novo projeto, a escritora entrevistou mais 25 moradores, pesquisou documentos de arquivos da Suzano e do Clube da Orla, além de arquivos pessoais dos moradores. Com a atualização, algumas páginas foram inclusas no livro.

PUBLICIDADE