Lojistas de Aracruz falam dos diferenciais que querem manter na pós-pandemia

São adaptações e novidades que conquistaram e estreitaram relações com os clientes, alcançando diferentes níveis de efetividade

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Logo no início, a pandemia do novo coronavírus levou muitas lojas a interromper os trabalhos em Aracruz, principalmente aquelas consideradas não essenciais. Com isso, diversos lojistas buscaram caminhos para se reinventar e manter seus negócios até a reabertura. São adaptações e novidades que vieram para ficar. Diferencias que conquistaram e estreitaram relações com os clientes, alcançando diferentes níveis de efetividade.

Comércios de todos os tamanhos precisaram encontrar, sobretudo, formas digitais de operar, aumentando sua presença online em tempos de isolamento social imposto pela pandemia. Além de cortar gastos supérfluos para manter o fluxo de caixa saudável, as lojas tiveram de inovar seus procedimentos, seja aderindo ao serviço de entrega em domicílio (delivery), criando novas estratégias de apresentar seus produtos ou vendendo e atendendo mais rapidamente nas redes sociais.

Há muitos exemplos em Aracruz de lojas que vêm demonstrando elevado senso de oportunidade, apresentando algo diferenciado para os clientes. É o caso da Ótica Aracruz, que adotou o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp como principal canal de atendimento durante o período em que teve de fechar as portas devido à pandemia. A estratégia garantiu bons resultados e foi fixada no dia a dia da empresa.

Quem também reforçou sua presença digital foi à loja Vivo, no antigo Calçadão. A empresa firmou parceria com os principais influenciadores digitais da cidade, aumentando consideravelmente sua participação nas redes sociais. Também foram feitas diversas lives para apresentar produtos e serviços. E com a chegada da Vivo Fibra (internet fixa de ultravelocidade) em Aracruz, a empresa apostou no marketing multinível, uma modalidade de negócio que envolve a venda direta de produtos.

A Studio Casa Fotografia e Filmes, por sua vez, passou a ofertar uma série de serviços para auxiliar outros empreendimentos a aderirem ao processo de transformação digital puxado pela pandemia. A capacidade de adaptação é decisiva para a sobrevida dos negócios. Ciente disso, a empresa especializada em ensaios fotográficos e na cobertura de eventos sociais agora dispõe de um trabalho diferenciado de marketing para tornar 100% digital qualquer outra empresa.

Também investiu em adaptações e novidades quem não precisou fechar as portas durante o período mais critico da pandemia, por ser de segmento essencial. É o caso da Agronorte, que ampliou o serviço de entrega em domicílio, além de acelerar o processo de transformação da loja, que agora tem nova ambientação e iluminação. A aposta em parcerias com lojistas de outros segmentos para promover ações promocionais foi mais uma estratégia da empresa para fortalecer a sua marca nas redes sociais.

E teve empreendimento inaugurando em plena pandemia, já com presença digital e estratégias de atendimento neste meio. É o caso da Espaço do Alérgico, loja que dispõe de uma grande variedade de produtos para atender a necessidade dos alérgicos, proporcionando saúde e bem-estar, além de liberdade de escolha aos mesmos. Trata-se de uma aposta comercial inédita em Aracruz.

Presidente da CDL fala das novas tendências no comércio de Aracruz

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Aracruz, Aderjânio Pedroni, avalia que a pandemia do novo coronavírus levou os empresários do comércio tanto a se adaptarem aos meios de atendimento e pagamentos virtuais quanto a reinventarem a forma de estar em contato com o cliente, bem como conhecê-lo melhor. “Se antes o comércio se preparava para as transformações digitais, a pandemia acelerou esse processo. Quem não se adaptou vai ter de se adaptar e quem já se adaptou terá que incrementar novas tecnologias no dia a dia de um cenário onde novas tendências vão surgir de forma constante”, considerou.

Meios virtuais de venda, que pouquíssimos lojistas de Aracruz utilizavam, como Facebook, Instagram e WhatsApp, agora também são prioridade. “A utilização dessas ferramentas foi uma surpresa para muita gente. Muitos comerciantes nos relataram que clientes antigos deles não tinham ideia da variedade de produtos ofertada em suas lojas, vindo descobrir online em meio ao isolamento provocado pela pandemia. Outro ponto positivo, sobretudo para os segmentos de calçados e roupas, foi a possibilidade de se fazer uma triagem de modo a levar o que realmente era preciso aos clientes nas vendas feitas diretamente na casa dos mesmos. São serviços que foram aperfeiçoados e tendem a se manter na pós-pandemia”, comentou Aderjânio Pedroni, acrescentando que determinados segmentos sofreram menos, outros mais, entretanto, a expectativa é de que “setembro seja um mês de transição, para que em outubro tenhamos mais tranquilidade para um final de ano merecedor por todos nós, de modo que possamos projetar nosso 2021 com outros olhos”.

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Agronorte fortalece parcerias e promove otimismo

Na Agronorte, a pandemia do novo coronavírus ampliou o serviço de entrega em domicílio, além de acelerar o processo de transformação da loja que agora tem nova ambientação e iluminação. Tudo pensado para a comodidade e o bem-estar dos clientes. “Também buscamos consultoria para definir nosso planejamento estratégico empresarial. Afinal, missão, visão e valores são essenciais para o futuro de um negócio”, enfatiza a proprietária Geanes Goularte.

Diante da maior crise sanitária mundial da nossa época, a Agronorte procura transmitir mensagens de motivação e otimismo. Isso tanto através dos colaboradores, que passaram por treinamentos de inteligência emocional para melhor acolher os clientes, quanto pelas frases, a exemplo da que diz “que tudo de mais positivo e verdadeiro prevaleça nesse dia”, encontradas em cartazes e placas expostas no interior da loja.

Outra ideia de Geanes em meio à pandemia foi a de fortalecer as parcerias com lojistas de outros seguimentos. “Tenho promovido sorteios para meus clientes através dessas parcerias, onde busco fortalecer meu parceiro junto ao meu público e vice-versa, tudo por meio das redes sociais. É algo que quero manter na pós-pandemia”, pontua.


Espaço do Alérgico inaugura proporcionando saúde e bem-estar

Inaugurada em plena pandemia do novo coronavírus, a Espaço do Alérgico chegou a Aracruz trazendo uma grande variedade de produtos para atender a necessidade dos alérgicos, proporcionando saúde e bem-estar, além de liberdade de escolha aos mesmos. Antes da inauguração da loja física, a empresa fez-se presente nas redes sociais e também aderiu ao atendimento via WhatsApp (27 99866-8795) para proporcionar maior comodidade aos seus clientes.

A empresária Fernanda De Marchi Quinteros fala de um dos produtos disponíveis na Espaço do Alérgico, a Loção Higienizante Alerpet. “Ela foi desenvolvida para reduzir a quantidade de alérgenos presente nos pelos dos bichinhos, como gatos e cachorros. A Alerpet pode se tornar um grande aliado para quem sofre com alergias aos pelos dos animais”.

“Os alérgenos dos animais são produzidos nas glândulas sebáceas e saliva e, por isso, pelos e caspas são os principais veículos que transportam estes alérgenos pelo ambiente. Isso causa reações, como espirros e lacrimejamento dos olhos em pessoas alérgicas. O uso continuo da Loção Higienizante Alerpet diminui a irritabilidade da pele do animal, melhora o processo de cicatrização e devolve a emoliência e hidratação para a pele do pet”, completa Fernanda.


Loja Vivo investe em propaganda e amplia participação nas redes sociais

Proprietário da loja Vivo no antigo calçadão, o empresário Evilasio Costa reuniu a equipe para que, juntos, encontrassem estratégias de driblar o período de considerável encolhimento econômico causado pelo novo coronavírus. Além de se preocupar com a saúde dos colaboradores e clientes em um momento de pandemia, foi preciso desenvolver um novo planejamento de ações para manter as vendas e o acesso facilitado aos serviços.

“Quando chegou a pandemia, trazendo essa crise, uma coisa eu tinha certeza: imediatamente não demitiria ninguém, nem que precisasse usar todas as minhas economias. A coisa que eu tenho mais felicidade em dizer é que além de não demitir ninguém, nós contratamos mais colaboradores. Quando a pandemia chegou, no primeiro momento veio aquele baque, afinal, não é todo negócio que consegue se adaptar com facilidade para vender pela internet. O comerciante precisa de gente pra vender”, enfatizou Evilasio.

A primeira medida foi aumentar o investimento em propaganda. Também houve lives para anunciar novos produtos e a celebração de parcerias com os principais influenciadores digitais da cidade, como Augusto de Souza, Diego Gonçalves, Kely da Miss Modas, Olinda Crema, Patrícia Rangel e Tamires Fracalossi, o que ampliou a participação da empresa nas redes sociais. “É preciso ter ousadia nessas horas. Se é preciso vender pra sair da crise, é necessário investir para vender”, completou o empresário.

E com a chegada da Vivo Fibra (internet fixa de ultravelocidade) em Aracruz, a estratégia foi o marketing multinível. “Outras frentes optaram por contratar vendedores externos. Eu entendi que o melhor foi trazer mais essa renda para os moradores da cidade. O processo foi o seguinte: quando a pessoa indicava um amigo ou conhecido, ganhava uma comissão. Junto com isso, fizemos sorteios de Smart TVs para todos que comprassem o serviço. A campanha foi um sucesso. Muitos aracruzenses tiveram sua renda complementada e a cidade deu um passo à frente com a internet de fibra ótica de verdade”, explicou Evilasio, acrescentando “tenho certeza de que Deus está no comando de tudo e rezo todos os dias para que essa pandemia acabe logo. Está cada dia mais difícil ver o noticiário falando das mortes, do desemprego e das dificuldades que nosso povo está passando. Mais do que nunca é preciso ter fé em Deus. Isso tudo vai passar”.


Ótica Aracruz adota atendimento via WhatsApp

Na Ótica Aracruz, o aplicativo WhatsApp – instalado em mais de 90% dos celulares ativos no Brasil – virou o principal canal de atendimento durante o período em que a empresa teve de fechar as portas devido à pandemia do novo coronavírus. O empresário Marcelo Fiorot da Silva comemora os bons resultados alcançados. “Com comunicação direta e personalizada no WhatsApp 27 98125-3717, passamos a proporcionar comodidade a quem já conhecia nossos serviços e uma experiência antecipada de atendimento a quem ainda não conhecia. Apostamos na maior proximidade junto aos clientes, tornando nosso negócio mais competitivo e lucrativo”, disse.

Mesmo tendo retomado o funcionamento habitual e regular, o atendimento por meio do aplicativo de mensagens instantâneas está sendo mantido pela ótica, que também segue intensificando o uso das redes sociais, como Facebook e Instagram, para impulsionar suas campanhas e lançamentos. “Até porque, mesmo com uma situação tão adversa como a atual, mantivemos nosso planejamento anual de compras, trazendo novidades e tendências, como sempre fizemos”, completa Marcelo.


Studio Casa aposta na elaboração de marketing digital para empresas

Especializada em ensaios fotográficos e na cobertura de aniversários, casamentos e formaturas, eventos que deixaram de ocorrer com a propagação do novo coronavírus, a Studio Casa Fotografia e Filmes precisou se reinventar. E fez isso auxiliando outras empresas a aderirem ao processo de transformação digital puxado pela pandemia. “Passamos a ofertar um serviço fundamental para qualquer empreendimento se adequar ao novo momento, ficando 100% online. É um trabalho diferenciado de marketing para alavancar a procura do nosso contratante na internet”, comentam os proprietários Andréia e Oziel Rocha.

Entre os novos serviços ofertados estão: desenvolvimento de branding, conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca para despertar sensações e criar conexões; evidenciação de marca pessoal, empresa ou de produto nas redes sociais; produção de vídeos institucionais para melhorar o engajamento do contratante com o público; tráfego nas redes sociais totalmente direcionado para um público específico; geração de métricas e relatórios que permitem melhorar a linguagem com o público e a criação personalizada de sites. Os detalhes podem ser conferidos no site www.studiocasa.fot.br/agenciamarketing

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