Jovens aprendem a criar projetos para construir o futuro da bacia do rio Doce

Ao todo, os jovens passarão for 86 horas de formação

0
3
Rio Doce. Foto: Divulgação

Cerca de mil jovens de 15 a 29 anos de 41 municípios participam do ‘Lideranças Jovens’, um projeto de formação que promove o protagonismo e empreendedorismo juvenil na revitalização da bacia do rio Doce. Ao longo deste ano, os jovens participam de aulas em educação à distância para aprenderem a elaborar projetos e captar recursos, entre outros temas. Na sequência, vão desenvolver iniciativas próprias nas áreas ambiental, econômica, cultural ou social para o futuro da bacia. Todos os projetos propostos receberão aporte financeiro da Fundação Renova.

A ação é realizada em parceria com cinco instituições, cada uma com um plano de ação baseado em um levantamento dos anseios e vontades dos jovens presentes em sua área de atuação. Além de uma formação geral, focada na revitalização da bacia, jovens de diferentes regiões terão acesso a conteúdos socioambientais articulados com fundamentos de robótica, expressões artísticas e culturais, fortalecimento de identidade, vinculações territoriais e protagonismo.

Cada uma das instituições realizou um diagnóstico com os jovens dos seus territórios e elaborou uma proposta de atuação com base nos conteúdos sugeridos pelo edital, respeitando os objetivos de envolvimento e engajamento com a revitalização local e regional dos territórios. As propostas levaram em conta alguns aspectos como: mobilização e engajamento dos jovens na revitalização do rio Doce; percepção dos jovens sobre a realidade do território em que vivem; contribuição para o fortalecimento de uma rede de atores e ações que trabalham com o protagonismo juvenil; e o fomento de práticas de educação em rede para a revitalização da região.

A primeira parte do programa envolve 30 horas de aulas comuns para todos os jovens dos cinco territórios. Depois entra a fase de formação específica por território, contabilizando mais 56 horas ministradas pelas instituições selecionadas. Ao todo, os jovens passarão for 86 horas de formação.

PUBLICIDADE