João Neiva promove concurso da Primeira Infância com Arte

O trabalho é realizado com crianças de 0 a 3 anos e suas respectivas famílias do Programa “Criança Feliz”

0
10
Claudilene Mota da Costa Novais, mãe de duas crianças que estão participando do concurso e moradora do bairro São Carlos I, diz ser uma boa oportunidade para os pequenos estarem aprendendo ainda mais. Foto: Divulgação/PMJN

A secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social de João Neiva, em parceria com o Governo do Estado, promove o “Concurso da Primeira Infância com Arte/PIARTE – Brincar em Família no Território”, cujo trabalho é realizado com crianças de 0 a 3 anos e suas respectivas famílias do Programa “Criança Feliz”.

O concurso, que utiliza pintura e desenho, tem como objetivo fortalecer os significados da vivência da primeira infância nos territórios e o desenvolvimento da criança, por meio da linguagem de expressão infantil, com atividades lúdicas. “Através da pintura e do desenho as crianças se comunicam e assim podemos avaliar como está sua convivência com outras pessoas da mesma casa ou não”, explica a secretária Eni Martins de Araujo Del Pupo.

Além disso, a atividade desenvolve a coordenação motora e mental e a imaginação, que são fatores fundamentais para um crescimento saudável. Outro fato importante é que a família deve auxiliar a criança, o que acaba por gerar ligação entre os familiares, que é essencial para o desenvolvimento saudável”, salienta Eni. A secretária acrescenta que a arte também estimula a criança a viver com alegria na convivência familiar e comunitária por meio das brincadeiras.

Cada criança recebeu um kit com lápis de cor, giz de cera, tinta guache, canetas esferográficas, canetas hidrocor e folha de papel A4. Depois de produzidas as atividades, elas foram avaliadas e julgadas por uma equipe técnica, composta por um técnico do PCF, um psicólogo, um representante do Comitê Intersetorial do Programa Criança Feliz, um profissional de comunicação, um representante da secretaria municipal da Cultura e um representante do PAIF. As secretarias irão escolher uma pintura, que será reproduzida por uma empresa ou profissional da área pertinente, em um espaço público da cidade.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui