João Neiva lança projeto “Prosa de Cultura”

O objetivo é registrar conteúdos históricos e culturais da cidade, promovendo educação e cultura

0
11
Herculis Sarcinelli Fraga e Neuza Moro Fraga em momento festivo. Foto: Divulgação/PMJN

Um novo projeto foi lançado pela secretaria de Cultura, Turismo, Juventude e Esporte de João Neiva. No “Prosa de Cultura” é produzido um vídeo documentário com pessoas marcantes do município. O objetivo é registrar conteúdos históricos e culturais da cidade, promovendo educação e cultura.

Na gestão anterior havia um projeto parecido, porém, era realizado em outro formato. Com o seu sucesso e importância será dada continuidade, com adaptação para o formato em vídeo. No documentário, o entrevistado conta a sua história de vida, carreira e a ligação com João Neiva. Os documentários estão sendo disponibilizados nas redes sociais oficiais da prefeitura, com a intenção de transmitir aos alunos da cidade.

Até o momento já foram entrevistados José Carlos Damasceno Pires e o casal Herculis Sarcinelli Fraga e Neuza Moro Fraga. Herculis, carinhosamente chamados por todos de Seu Herculis, é ex-escritor e ex-futebolista. Procurando investir na educação, história e cultura de João Neiva, ele promoveu vários concursos e shows de calouros. Se casou com Dona Neuza, uma dedicada professora, em 1965. Juntos fundaram o famoso jornal “A Voz do Montenegro”, um veículo de comunicação muito importante para a cidade.

José Carlos, mais conhecido como Zé Carlinhos. Foto: Divulgação/PMJN

Hoje, o casal curte a aposentaria, mas ainda realiza alguns trabalhos por prazer. Seu Herculis lê e corrige textos da Gráfica que fundou e Dona Neusa faz trabalhos voluntários na Igreja Católica. Seu Herculis diz que foi uma honra poder ter participado desse projeto e ter contado um pouco de suas histórias aos cidadãos de João Neiva. “Trata-se de uma homenagem e nós ficamos lisonjeados de termos sido lembrados. Agradeço à Prefeitura de João Neiva, representada pelo prefeito Paulo Sérgio Micula. Ficamos muito felizes pelo carinho, pela atenção e pela dedicação para conosco”.

José Carlos, mais conhecido como Zé Carlinhos, foi produtor de grandes eventos em João Neiva, tanto filantrópicos como na área de entretenimento. Seu maior orgulho foi ter participado do “Joãoneivese Ausente”, onde retratou a história do município através de registros fotográficos de moradores e ex-moradores.

Além dos eventos, Zé Carlinhos se especializou em beleza, atuando como cabeleireiro na cidade até hoje. Ele se tornou o primeiro cabeleireiro de João Neiva, sabendo que na época apenas mulheres exerciam a profissão. O cabelereiro conta que através dos fatos e acontecimentos culturais ocorridos e que foram expostos pelos entrevistados, podem surgir novas ideias para proporcionar outros trabalhos iguais ou ainda melhores. “Estou me sentindo muito lisonjeado por ser convidado e poder contribuir para esse projeto e outros que certamente virão”, disse.

PUBLICIDADE