Principal matéria-prima do chocolate, o cacau tem ganhado cada vez mais espaço na agricultura de João Neiva. Considerando o mais recente levantamento do IBGE sobre a produção e produtividade do fruto no Estado, datado de 2017, o município é o 4° maior produtor, com 80 toneladas por ano, e líder no ranking de produtividade, produzindo 10 sacos por hectare. Números que estão consideravelmente maiores atualmente.
“Hoje João Neiva chega a produzir 110 toneladas de cacau por ano, com a produtividade girando entre 13 e 15 sacos por hectare”, estima o agente de Extensão em Desenvolvimento Rural do Incaper, Gustavo Moulin. Ele salienta que a produção é o total arrecadado, independentemente do tamanho do município, e a produtividade é o total produzido por hectare.
Danilo Sanson, secretário municipal de Agricultura, ressalta que o produtor de João Neiva está investindo cada vez mais no cacau, buscando variedades de plantas e o aprimoramento das técnicas de irrigação e adubação. Geraldo Antônio Denardi é um exemplo. Produtor de cacau há cerca de 20 anos, ele – após perdas na produção em 2010 em função da vassoura-de-bruxa – está apostando no produto clonado, que tem maior qualidade e é resistente à praga.