Indústria de massas de João Neiva se moderniza com apoio do Bandes

A Fornaciari Capeletti teve início com produção caseira e hoje conta com maquinário importado da Itália, mantendo a qualidade do produto

0
25
Foto: Divulgação

Prato tradicional da gastronomia italiana, o capeletti – que recebeu este nome devido a sua forma que se assemelha a pequenos chapéus medievais, em italiano “capellos” – é um produto que faz bastante sucesso em terras capixabas, repleta de descendentes de italianos. Quem conseguiu transformar a iguaria em um negócio de sucesso é a empresa Fornaciari Capeletti, de João Neiva, que contou com apoio do Bandes para o seu crescimento.

Com fabricação de massas caseiras, o empreendimento do casal Valderino Fornaciari e sua esposa Verônica iniciou o negócio com a produção e comercialização de capelettis e atualmente apresenta um portfólio de produtos diversificado. Com quase 30 anos no mercado, a fábrica produz diversas opções de produtos como macarrão, ravióli, nhoque, entre outras massas, que são comercializadas em três lojas próprias e em pontos de venda em diferentes cidades.

A fábrica teve início com produção caseira e hoje conta com maquinário importado da Itália, mantendo a qualidade do produto. A produção e a administração do negócio são feitas por um dos filhos do casal, Wellington Fornaciari, que destaca que a empresa familiar é fruto de muita dedicação e esforço. No comércio da família, além dos produtos fabricados por eles, há também disponíveis para venda outros produtos típicos da gastronomia italiana e capixaba, como queijos, doces, vinhos e biscoitos.

“Buscamos sempre melhorar nossos processos de produção e a implantação do sistema fotovoltaico vem gerando uma economia de aproximadamente 85% no gasto com energia elétrica. Como 80% do investimento foi financiado pelo Bandes, considerando o pagamento das parcelas, mensalmente temos uma economia média de 50%. Essa redução de custos possibilita alocar os recursos economizados em outros projetos da empresa”, afirma Wellington Fornaciari.

PUBLICIDADE