Indígena de 72 anos é a primeira a receber vacina contra covid-19 em Aracruz

No primeiro lote recebido, o município reservou 2.793 doses da Coronavac para indígenas e 626 para idosos e profissionais de saúde

0
469
Em ato simbólico na aldeia Piraquê-açu na terça-feira 19, a indígena Marilza da Silva, de 72 anos, foi a primeira moradora vacinada contra a covid-19 em Aracruz. Outros nove indígenas foram imunizados na ocasião. Foto: Humberto De Marchi/SECOM PMA

Aracruz recebeu 3.422 doses da Coronavac para iniciar a campanha de vacinação contra a covid-19. A mesma quantidade permanece armazenada na secretaria de Estado da Saúde para a segunda dose. Em ato simbólico na aldeia Piraquê-açu nesta terça-feira 19, a indígena Marilza da Silva, de 72 anos, foi a primeira moradora vacinada no município.

Outros nove indígenas também foram vacinados no evento. A partir de amanhã 20, 2.783 doses do imunizante desenvolvido pela chinesa Sinovac em parceria, no Brasil, com o Instituto Butantan serão aplicadas nos demais indígenas maiores de 18 anos (exceto grávidas e lactantes) que vivem aldeados na cidade, conforme indica o Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19.

Idosos que vivem em instituições de longa permanência e os profissionais de saúde que estão na linha de frente tratando pacientes com covid-19 também começam a ser vacinados nesta quarta-feira 20. Para esses dois grupos prioritários, a secretaria de Estado da Saúde reservou 629 doses da Coronavac, sendo 58 para imunizar os idosos institucionalizados e 571 para vacinar o equivalente a 24% dos trabalhadores da saúde que atuam em Aracruz.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Bernadete Xavier, 230 servidores irão participar da distribuição das vacinas. Ela ressaltou que os imunizantes que tiveram o uso emergencial aprovado pela Agência Nacional de Saúde (Anvisa) são forma mais eficiente de combate à covid-19. Já o prefeito Dr. Coutinho lembrou que a população deve seguir se prevenindo contra a doença causada pelo coronavírus, mantendo as recomendações dos órgãos de saúde, uma vez que ainda não há vacina para todos.

DISTRIBUIÇÃO DAS VACINAS EM ARACRUZ
Doses recebidas até o momento: 3.422
Doses reservadas para população indígena aldeada: 2.793
Doses reservadas para idosos institucionalizados: 58
Doses reservadas para trabalhadores da saúde: 571 (24% do total de 2.380)

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui