Indecisão entre os eleitores jovens chega a 65% em Aracruz

49,1% dos jovens entre 16 e 24 quatro anos declararam que ainda não sabem em quem vão votar para prefeito do município, assim como 16,1% dos eleitores de 25 a 34 anos, totalizando 65,2%.

0
505
Foto: Site Folha Vitória Na pesquisa Rede Vitória/Futura, Dr. Coutinho e Alcântaro estão empatados em Aracruz

De acordo com os dados da pesquisa Rede Vitória/Futura de intenção de voto espontânea em Aracruz, publicada no site Folha Vitória nesta segunda-feira 19, 49,1% dos jovens entre 16 e 24 quatro anos declararam que ainda não sabem em quem vão votar para prefeito do município, assim como 16,1% dos eleitores de 25 a 34 anos, totalizando 65,2%. Os jovens decidirão a eleição para a Prefeitura de Aracruz, já que o resultado da pesquisa indicou para quem tem acima de 60 anos, um percentual de indecisos alto, de 41,4%.

Futura aponta empate técnico entre Dr. Coutinho e Alcântaro em Aracruz

Uma diferença de 3,7% na menção espontânea e de 4,5% na estimulada deixa o candidato do Cidadania em Aracruz, Dr. Luiz Coutinho, em vantagem contra o do PSD, Alcântaro Filho. Mas, dentro da margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%, o resultado da pesquisa Rede Vitória/Futura aponta um empate técnico entre a dupla na disputa de prefeito do município.

O empate técnico entre os dois já havia sido confirmado em pesquisas anteriores dos jornais ES Hoje e FOLHA DO LITORAL, com pequena vantagem, na ocasião, para Alcântaro, que nas duas pesquisas tinha um índice de rejeição maior que Coutinho, e agora a nova pesquisa mostra que isso foi revertido. Assim como as pesquisas anteriores, esta nova confirma a ordem já divulgada dos candidatos que vêm em sequência.

Segundo a pesquisa Rede Vitória/Futura de intenção espontânea de voto, Dr. Coutinho tem 17,5% da preferência do eleitor e Alcântaro tem 13,8%. Em terceiro aparece o prefeito Jones Cavaglieri, do Solidariedade, que tem 7%. Em seguida aparecem o major Wallace Vieira (PRTB), com 4,5%; Evilasio Costa (PDT), com 1%; Adilson Simão (PT), com 0,5%; e Paulo Neres (PSC), com 0,3%. Não sabe, não respondeu e indeciso, aparecem com 36,3%. Ninguém, branco e nulo tem 18,3%. Outro, tem 1%.

Já no levantamento estimulado, também deu empate dentro da margem de erro da pesquisa. O eleitor respondeu à pergunta: “se os candidatos fossem estes, em quem você votaria para prefeito de Aracruz?”. Dr. Coutinho aparece em primeiro com 27,3%, seguido de Alcântaro, com 23% e logo depois Jones, com 9,8%. Na sequência, aparecem Major Wallace Vieira com 7,3%; Evilasio Costa com 1,8%; Paulo Neres, com 1,5%; e Adilson Simão com 1%. Não sabe, não respondeu e indeciso tem 15%. Ninguém, branco e nulo aparece com 13,5%.

Os candidatos Jones, Alcântaro e Paulo Neres são os que estão com índice de rejeição maior. As entrevistas foram realizadas no dia 14 de outubro, face a face com o eleitor. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número ES-03279/2020.

PUBLICIDADE