Imetame realiza mapeamento de profissionais na orla de Aracruz

Em 2021, a empresa deu início a uma série de reuniões com as lideranças das comunidades e aldeias indígenas para informar o processo de contratação e os critérios estabelecidos nas Audiências Públicas

0
112
Foto: Divulgação/Imetame

Durante todo o processo de licenciamento do Imetame Porto Aracruz, a empresa se comprometeu em priorizar a mão de obra do entorno do Porto, situado na Barra do Riacho, proporcionando oportunidades de serviço, capacitação e fomentando o desenvolvimento da região.

Em 2021, a empresa deu início a uma série de reuniões com as lideranças das comunidades e aldeias indígenas para informar o processo de contratação e os critérios estabelecidos nas Audiências Públicas, como a utilização do Título de Eleitor. As lideranças receberam um formulário de cadastro de candidatos para disponibilizarem em suas comunidades.

“Conforme me comprometi pessoalmente nas Audiências Públicas, daremos prioridade aos moradores da região, esperamos que as pessoas tenham interesse e se empenhem para se qualificar para as oportunidades que terão durante a obra, mas principalmente durante a operação do Porto. Como sabemos, é um anseio grande da população da região e nós, da Imetame, estamos fazendo a nossa parte. Ficarei feliz se todo o nosso quadro de colaboradores for da região”, disse o Fundador do Grupo Imetame Etore S. Cavallieri.

Com o SINE Aracruz, a Imetame vem realizado o mapeamento dos profissionais disponíveis. Dentre as comunidades já visitadas na primeira rodada estão: Barra do Riacho, Vila do Riacho, Barra do Sahy, Santa Marta, Putiri, Mar Azul e as aldeias Pau Brasil, Córrego do Ouro, Nova Esperança, Areal, Comboios, Olho D’água, Três Palmeiras, Boa Esperança, Piraquê-Açu, Amarelos, Caeiras Velha e Irajá. Agora, será dado início a segunda rodada de mapeamento nestas localidades. Os candidatos que não atenderem aos critérios prioritários nessas duas rodadas permanecem no banco de dados para futuras convocações.

Após cada rodada de levantamento de dados, os candidatos selecionados são convidados para um encontro onde são apresentadas as oportunidades e os critérios do processo de seleção e realizada a avaliação de perfil. Em atendimentos individuais, a equipe conversa com os candidatos sobre seus conhecimentos e habilidades, visando despertar o que cada pessoa precisa se capacitar, motivando-as também a concluírem a escolaridade necessária a cada vaga.

O mapeamento, a seleção e avaliação de perfil dos candidatos a colaboradores da empresa é cíclica e será realizada durante todo o período de instalação e operação do porto, contando sempre com a importante parceria das lideranças comunitárias, caciques e SINE Aracruz.


“É importante essa ação da empresa de estar nas comunidades da Vila, apoiando as pessoas para se prepararem para os empregos, ouvindo a comunidade, orientando para a importância dos estudos, desse compromisso de empregos para a orla”.
Luiz Carlos Francisco de Abreu, presidente da Associação de Moradores da Vila do Riacho.

“Essa atividade na comunidade está sendo ótima, deixando as pessoas esperançosas, principalmente os jovens, eles terão a oportunidade de participarem do Porto. É de grande importância, agrega as pessoas que não tiveram ainda oportunidades no mercado de trabalho. Essa relação está sendo muito boa, essa visão da empresa com a comunidade”.
Marinaldo Antunes dos Reis, presidente do Centro Comunitário de Barra do Sahy

PUBLICIDADE