Ifes: 14 anos de parceria com a comunidade aracruzense

Inaugurado em 2008, o Ifes Aracruz atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, com servidores docentes e técnicos administrativos, especialistas, mestres e doutores, além de uma estruturada área administrativa

0
108
O Campus do Ifes em Aracruz. Foto: Divulgação

A história do Campus Aracruz do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) é marcada pela parceria com a comunidade com quem continuamente interage no sentido de promover transformações recíprocas. Ao longo de 14 anos de atuação – período em que formou mais de 1,5 mil estudantes, entre curtos técnicos e superiores – o Campus soma cerca de 50 ações de extensão entre projetos, programas e eventos nas áreas de educação, tecnologia, produção, saúde e meio ambiente, tendo qualificado mais de três mil pessoas. Reúne ainda em torno de 58 empresas parceiras nos mais diversos tipos de ações, incluindo eventos acadêmicos-científicos, visitas técnicas e estágios. Só nos últimos dois anos foram aproximadamente 90 alunos inseridos em atividades de estágio nas empresas da região.

Uma das ações de extensão mais marcantes foi o projeto “Ifes Aracruz em Ação na covid-19”, idealizado para apoiar o Hospital São Camilo e outras instituições do município a combater o avanço da doença. No período mais crítico da pandemia, o Campus produziu e doou mais de dois mil litros de álcool em gel, 200 protetores faciais e 200 litros de sabonete líquido, contemplando também unidades de saúde das cidades vizinhas. A iniciativa é resultado da área de pesquisa, que entre finalizados e em execução, totaliza mais de 100 projetos.

Inaugurado em 2008, o Ifes Aracruz atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, com servidores docentes e técnicos administrativos, especialistas, mestres e doutores, além de uma estruturada área administrativa. O Campus oferece cursos técnicos de química e de mecânica, além de cursos superiores de engenharia mecânica, bacharelado em química industrial, licenciatura em química e especialização no Ensino de Ciências, Saúde e Ambiente (ENCISA). Seu objetivo é formar e qualificar profissionais para os diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional, por meio da oferta de educação profissional e tecnológica.

Campus Aracruz do Instituto Federal do Espírito Santo. Foto: Divulgação/Ifes

Os estudantes contam com acompanhamentos pedagógicos, psicológicos e de serviço social, além de apoio para o seu desenvolvimento por meio dos núcleos de Arte e Cultura, de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, de Inovação e Tecnologia, de Educação Ambiental e de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas. No Ifes Aracruz eles vivenciam a teoria e a prática em laboratórios bem equipados e modernos, com criatividade, iniciativa e trabalho em equipe.

A biblioteca climatizada de 500 m², que inclusive é aberta à comunidade, é outro recurso à disposição dos estudantes. Com acervo composto por mais de oito mil títulos, o local conta com sala de estudo coletivo e individual, computadores para pesquisa e acesso às principais revistas científicas do Brasil e do mundo via portal de periódicos Capes. Na área esportiva, o Campus conta com quadra poliesportiva acessível e moderna.

Diretor-geral do Ifes Aracruz, Leandro Bitti Santa Anna, ressalta que “todas as ações do Campus são pautadas na cooperação, no comprometimento, na ética, excelência, inclusão, responsabilidade social, sustentabilidade e na transparência; valores que tornam a entidade uma referência em educação profissional e contribuem para o desenvolvimento tecnológico e socioeconômico do Espírito Santo”.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui