
Capital estadual do pastel, lembrado pela manutenção das tradições italianas e agora reconhecido por ter a segunda maior estátua de Buda do mundo, o município de Ibiraçu completa 130 anos de emancipação política neste sábado 11. Atravessada pela rodovia BR-101 e a Estrada de Ferro Vitória a Minas e com muitas paisagens naturais, a cidade é uma boa morada. Que o diga o ibiraçuense Saulo Santiago. “Nasci em Ibiraçu, mas passei uma parte da minha infância na Grande Vitória. E voltar para rever meus amigos e minha família era sempre uma alegria. Visitar os pontos turísticos daqui é revigorar energias. Ibiraçu sempre terá lugar no meu coração. Sou um grande admirador deste lugar e faço questão de sempre estar ressaltando o tamanho do valor que é viver por aqui”, comentou.

Dados do IBGE mostram que, fundada em 11 de setembro de 1891 com o nome de Guaraná (em homenagem ao engenheiro Aristides Armínio Guaraná, veterano de Guerra do Paraguai que ajudou na instalação dos italianos na região em meados de 1877), a cidade foi rebatizada por um decreto estadual para Pau Gigante em março do ano seguinte. O nome era referência a uma grande árvore de copa extensa e frondosa que, inclusive, está retratada nos atuais símbolos municipais. Em 31 de dezembro de 1943, outro decreto estadual alterou o nome de Pau Gigante para Ibiraçu, que é a mesma expressão escrita em tupi-guarani de forma aportuguesada.

A economia de Ibiraçu, que com os anos deixou a cultura da cana-de-açúcar, passou a ser baseada principalmente no cultivo do café e do eucalipto. Hoje com uma população estimada em 12.701 habitantes pelo IBGE, a cidade também cresce por determinação dos investidores que concentra. No campo do empreendedorismo, destaque para as tradicionais casas de pastéis às margens da BR-101 tidas como “parada obrigatória” para os motoristas que trafegam pela rodovia. O sucesso é tanto que desde 10 de dezembro de 2019, Ibiraçu é a capital estadual do pastel, de acordo com a Lei n° 11.081, promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Erick Musso.

O município de Ibiraçu também é famoso pelos pontos de turismo religioso que reúne. É o caso do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, que anualmente tem a maior manifestação de fé Mariana do Norte do Estado. Há também a Igrejinha de Santo Antônio, construída como forma de promessa no alto de uma pedra às margens da BR-101, que virou local de orações e pedidos de muita gente. Já o Mosteiro Zen Morro da Vargem, além do Grande Buda, uma imponente escultura de 35 metros de altura, tem outras 15 esculturas de budas sentados, bem como a Praça Torii com seus impecáveis jardins e o notável portal Torii (o portão sem portão, que marca o diálogo entre a cultura Oriental e Ocidental) como atrativos diariamente abertos ao público.