Ibama confirma vestígios de óleo em Praia Formosa, Aracruz

Ainda no Espírito Santo, de acordo com a verificação do Ibama, vestígios do óleo foram encontrados e coletados em praias de Conceição da Barra, São Mateus e Linhares

0
3116
Praia Formosa, no distrito de Santa Cruz, em Aracruz. Foto: Divulgação

Praia Formosa, no distrito de Santa Cruz, em Aracruz, foi afetada por vestígios esparsos do óleo que poluiu o litoral do Nordeste. A informação consta no levantamento de localidades atingidas que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou ontem 12.

A Praia de Gramuté, entre Santa Cruz e Itaparica, pode ter sido outro ponto afetado por vestígios do óleo em Aracruz. Fragmentos que podem ser do poluente foram recolhidos no local, conhecido também por Praia da Biologia, na tarde desta quarta-feira 13, segundo informou a Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi (EBMAR). O material foi encaminhado para análise pela Marinha.

Em nota, a Prefeitura de Aracruz informou que na manhã de hoje 13, durante as vistorias de rotina estabelecidas no Plano de Ação em resposta à chegada do óleo na orla do município, uma equipe identificou e coletou e encaminhou para análise fragmentos de resíduos suspeitos com diâmetro variando entre um e quatro centímetros.

A nota reforça que prefeitura está adotando as ações necessárias para resposta imediata ao desastre ambiental. Qualquer vestígio de óleo será recolhido e corretamente descartado, garantindo assim a balneabilidade das praias. Caso seja encontrado óleo na orla aracruzense, a administração municipal pede que seja imediatamente informada através do número (27) 99830-9142.

Ainda no Espírito Santo, de acordo com a verificação do Ibama, vestígios do óleo foram encontrados e coletados em praias de Conceição da Barra, São Mateus e Linhares.

Desde o último dia 30 de agosto, praias do Nordeste sofrem com o aparecimento de manchas de óleo no mar. Ainda não se sabe o que causou o vazamento ou a origem dele.

Novas informações a qualquer momento.

PUBLICIDADE