Governo do Estado vai investir R$ 150 milhões em saneamento para Aracruz

A Companhia Espírito Santense de Saneamento inicia a prestação dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto a partir do dia 1º de agosto

0
271
O distrito de Santa Cruz, em Aracruz. Foto: Divulgação

O Governo do Estado assumiu, por meio da Cesan, os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da orla de Aracruz. As obras de sistema de reforço no abastecimento de água de Santa Cruz e adjacências já foram iniciadas e têm a previsão de serem concluídas em quatro meses. A companhia inicia a prestação dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto a partir do dia 1º de agosto.

Em solenidade virtual, o governador Renato Casagrande destacou que serão investidos R$ 150 milhões ao longo dos 30 anos de concessão. “Não existe desenvolvimento sem água. Quando fizemos o acordo para que a Cesan assumisse a parte litorânea da cidade, foi um passo importante para realizar esse investimento. Essa região necessita de investimentos para dar suporte aos grandes empreendimentos, além do turismo que é muito forte, e garantir o atendimento de qualidade aos moradores”, afirmou.

A prestação de serviços visa atender o Plano Municipal de Saneamento Básico da região litorânea definido para os próximos 30 anos, que tem por iniciativa as atividades de captação, adução e tratamento de água bruta; adução, reservação e distribuição de água tratada; coleta e transporte para tratamento e disposição final de esgotos sanitários; medição de consumo; faturamento e entrega das contas de água e esgoto para atender cerca de 40 mil moradores das localidades de Balneário do Sauê, Barra do Riacho, Barra do Sahy, Caieiras Velha, Coqueiral, Mar Azul, Porto Santa Cruz (Itaparica), Praia dos Padres, Putiri, Rio Preto, Santa Cruz e Vila do Riacho.

O diretor presidente da Cesan, Carlos Aurélio Linhalis (Cael), reforçou a importância dos investimentos em saneamento básico para toda a população. “Posso afirmar que as condições sociais, econômicas e ambientais da cidade serão muito mais prósperas. O balneário de Aracruz terá suas praias mais limpas, sua área natural preservada e a população com mais saúde e novas oportunidades que são geradas quando se tem água de qualidade, esgoto tratado e o meio ambiente respeitado”, lembrou o diretor presidente da Cesan.

PUBLICIDADE