Governo do Estado reformula Portal da Transparência

A novidade foi desenvolvida sem custos adicionais pela secretaria estadual de Controle e Transparência, em conjunto com o Prodest

0
9
O governador Renato Casagrande comemora o fato de o Espírito Santo retomar o lugar de Estado mais transparente do Brasil, com a conquista do 1º lugar na Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°, da Controladoria Geral da União (CGU), divulgada em março último. Foto: Hélio Filho/Secom

O Governo do Estado reformulou o seu Portal da Transparência. Lançado pelo governador Renato Casagrande nesta segunda-feira 18, o novo transparencia.es.gov.br tem como foco o cidadão e o fortalecimento do controle social, contemplando informações sobre gastos públicos organizadas por área temática, com linguagem mais compreensível e visual intuitivo e prático.

A novidade foi desenvolvida sem custos adicionais pela secretaria estadual de Controle e Transparência, em conjunto com o Prodest (Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo). “O que diferencia esse lançamento é que ele não é uma obrigação legal que está sendo cumprida, é boa prática”, enfatizou o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata.

Diferenciais

Entre os diferenciais do novo Portal da Transparência está a disponibilização de consultas prontas, no menu “Áreas de Atuação”, que traz os conteúdos mais relevantes para o cidadão, como os valores orçados e gastos na Educação, Saúde e Segurança Pública, sem a necessidade de realização de pesquisas ou aplicação de filtros.

Ao clicar no ícone do assunto desejado, o usuário visualiza as informações sobre os valores orçados, empenhados, liquidados e pagos, em formato gráfico, facilitando o entendimento. Os gráficos são clicáveis e permitem o download em formato aberto ou em PNG (imagem). A ferramenta mostra ainda a evolução da despesa ao longo dos anos, e o percentual de recursos destinados à área em relação ao total do orçamento.

Além disso, foi criada a área “Quero saber”, onde o cidadão tem acesso de forma rápida e fácil às informações sobre o Governo: quanto foi gasto e arrecadado em impostos, valores recebidos da União e valores destinados a programas sociais, apresentados por ano.

Outra novidade é que a tecnologia utilizada permite que o usuário acesse as informações de forma mais completa e aprofundada. Assim, além de contemplar o cidadão comum, que busca informações de interesse particular e/ ou exerce o controle social, o novo Portal da Transparência atende aos usuários do meio acadêmico, que utilizam os dados para a realização de pesquisas; e os profissionais especializados, formados pelo terceiro setor, imprensa e gestores públicos, entre outros.

Agora, não há mais limite de número de filtros que podem ser aplicados na consulta de informações sobre despesas, receitas, orçamentos, convênios, contratos e servidores públicos, possibilitando a esse público a realização de consultas mais aprofundadas. Além disso, a ferramenta está totalmente interligada ao Portal de Dados Abertos, facilitando o download e a utilização dos dados.

O novo Portal da Transparência também amplia o acesso de pessoas com deficiência às informações públicas, oferecendo um número maior de consultas que podem ser acessadas por ferramentas digitais de acessibilidade.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui