Governo do Estado entrega caminhões compactadores para municípios

Os veículos novos foram adquiridos por meio da concessão de uso firmada entre a secretaria e as prefeituras, com investimento de R$ 872,1 mil

0
18
Foto: Divulgação/Governo do Estado

O secretário estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, entregou na quarta-feira 18, caminhões para a coleta de lixo aos municípios de Santa Leopoldina, Alegre e Muniz Freire. Os veículos novos foram adquiridos por meio da concessão de uso firmada entre a secretaria e as prefeituras, com investimento de R$ 872,1 mil.

Marcus Vicente destacou que entre os desafios dos serviços públicos municipais de manejo dos Resíduos Sólidos Urbanos – um dos pilares do novo marco regulatório nacional do saneamento básico (Lei Nº 14.026/2020) – está a universalização da coleta dos resíduos, executada com frequência e pontualidade adequadas.

“Com os veículos novos, o serviço de coleta de resíduos sólidos será prestado com maior eficiência, garantindo mais agilidade e continuidade dos serviços. Os municípios precisam de apoio para modernizar as suas frotas. Também ajuda a criar o hábito, a cultura da coleta seletiva e da destinação responsável dos resíduos orgânicos”, completou Vicente.

Cada município recebeu, em concessão de uso, um caminhão compactador com capacidade para 10 m³ por ciclo de coleta, o que representa uma capacidade de cobertura diária entre 7.000 e 14.000 habitantes, de acordo com a duração dos turnos do trabalho de coleta utilizados por cada município. Os contratos de Concessão de Uso firmados entre o Governo do Estado e cada município visam à concessão de uso do bem móvel (caminhão compactador), sem contrapartida onerosa municipal, por 120 meses.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui