Governo do Estado adquire novo teste rápido para detectar o coronavírus

Dos 190 mil testes de antígenos adquiridos recentemente pelo Governo do Estado, 40% estão sendo distribuídos aos municípios e 60% estão sendo entregues nas unidades de atendimento de urgência e emergência

0
10
Foto: Divulgação/Governo do Estado

A secretaria de Estado da Saúde está distribuindo entre municípios e unidades de atendimento de urgência e emergência 190 mil testes rápidos de antígeno, nova estratégia do governo estadual para identificar e isolar mais rapidamente novos casos positivos do coronavírus.

Inédita no Estado, a nova testagem deve ser adotada pelos municípios e vai impactar no número de novos casos. “A expectativa é de que ainda em abril, e no próximo mês, haja um período de testagem massificada no Espírito Santo”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

O resultado do teste rápido de captura de antígeno, de acordo com Nésio Fernandes, sai em até 20 minutos. A coleta deve ser feita com uso de material nasofaringeo e/ou orofaríngeo, sendo o período ideal para o exame entre o 4° e o 7° dia a partir do início dos sintomas da covid-19.

O secretário de Estado da Saúde orienta que qualquer paciente, no momento da consulta, realize o teste e aguarde a janela para fazer o RT-PCR. “Caso o antígeno apresente o resultado positivo deverá ser feita a testagem dos contatos mais próximos e indicado o isolamento; caso dê negativo, tem a indicação de preservar o isolamento e fazer o RT-PCR na janela de três a oito dias”, explicou.

Dos 190 mil testes de antígenos adquiridos recentemente pelo Governo do Estado, 40% estão sendo distribuídos aos municípios e 60% estão sendo entregues nas unidades de atendimento de urgência e emergência.

PUBLICIDADE