
Com prazo para conclusão em três anos, ao custo de R$ 127 milhões, o governador Renato Casagrande assinou nesta quarta-feira 23 a ordem de serviço para execução das obras para a ampliação de capacidade e implantação de ciclovia da ponte Darcy Castelo de Mendonça (terceira ponte), que liga Vitória a Velha.
No último dia 10 a secretaria de Mobilidade e Infraestrutura publicou, no Diário Oficial do Estado, a proposta vencedora para as obras. De acordo com a publicação, o Consórcio Ferreira Guedes (MetalVix) receberá R$ 127 milhões para a elaboração de projetos básicos e executivos de engenharia e fornecimento, fabricação, montagem e implantação da ampliação da quantidade de faixas da ciclovia na pista.
O prazo para a conclusão da obra é de três anos a partir da Ordem de Serviço. A proposta do governo é que a ponte passe a contar com duas ciclovias, uma em cada sentido, que serão interligadas à malha cicloviária de Vila Velha e Vitória. A faixa para ciclistas ficará abaixo da visibilidade dos automóveis que passarem pela ponte.
Ao lado dela haverá um muro de três metros que, segundo o governo, não atrapalhará a vista da Baía de Vitória. A proposta é que um trecho desse muro seja de material transparente, criando uma espécie de mirante no meio da ponte. Além disso, a nova estrutura contará com seis faixas para veículos, três em cada sentido. Duas delas – uma em cada sentido – serão exclusivas para ônibus, caminhões e táxis.