Governador atende indicações de Erick Musso e viabiliza hospital e serviço do SAMU em Aracruz

Os dois benefícios foram inaugurados nesta semana, em parceria com a prefeitura

0
122
Em 13 de março do ano passado o deputado Erick Musso encaminhou a indicação número 001/2019 ao governador Renato Casagrande, solicitando a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 para atender o município de Aracruz

Atendendo duas indicações do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Erick Musso, feitas neste ano, o governador Renato Casagrande viabilizou a transformação da unidade de pronto atendimento (PA) de Barra do Riacho em Hospital de Pequeno Porte (HPP) e implantou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) em Aracruz. Os dois benefícios foram inaugurados nesta semana, em parceria com a prefeitura.

O hospital conta com 10 leitos de UTI para atendimento de pacientes com o novo coronavírus e mais 55 leitos separados entre clínicos, clínicos-médicos, UTI adultos, UADC, isolamento e cirurgia com recuperação anestésica. O HPP também possui banheiros adaptados e torneiras com sensores, visando uma melhor higienização.

O hospital viabilizará o acesso mais próximo da casa do cidadão que mora na região de abrangência da orla de Aracruz e permitirá respostas mais eficientes aos atendimentos de urgência e emergência. O HPP funciona ao lado das instalações do PA de Barra do Riacho e, atendendo pacientes com suspeitas de covid-19, oferece suporte de retaguarda aos hospitais de referência no Estado.

Erick Musso destacou que um hospital de pequeno porte na região vai desafogar a demanda dos grandes hospitais estaduais, além de absorver as que iriam para as UPAS de Vila Rica e Jacupemba. “É uma grande vitória e a realização de um sonho ver os aracruzenses serem atendidos perto de casa, fortalecendo ainda mais o Sistema Único de Saúde (SUS). Minha satisfação é de ter cumprido o meu dever como agente público e morador de Aracruz. Quero que a saúde chegue com qualidade, atendendo com dignidade e respeito o cidadão aracruzense”, falou.

SAMU
Em 13 de março do ano passado o deputado Erick Musso encaminhou a indicação número 001/2019 ao governador Renato Casagrande, solicitando a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 para atender o município de Aracruz, justificando que Aracruz é o 10º município mais populoso do Estado e possui o maior hospital da região Polinorte (Hospital e Maternidade São Camilo), que atende a população local e a de diversas cidades vizinhas, daí a necessidade de implantação do SAMU.

O SAMU-192 funciona no espaço da Central de Ambulâncias, na entrada do bairro Jequitibá, e tem como finalidade prestar socorro à população em casos de emergência, de forma a reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de atendimento precoce.
Os serviços serão ofertados 24h por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas que atenderão as urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, ginecológica-obstétrica e de saúde mental, e poderão ser acionados pelo telefone 192.

Governador sanciona lei que permite comprar vacina sem registro da Anvisa

Atendendo ao projeto do deputado Erick Musso, presidente da Assembleia, o governador Renato Casagrande sancionou a lei que permite ao Estado comprar vacina contra a covid-19 sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A lei foi publicada na edição de quarta-feira 30 do Diário Oficial.

Assim, para combater a pandemia do novo coronavírus, o Estado não precisará do aval da Anvisa para adquirir vacinas, medicamentos e demais insumos desde que estes estejam registrados em pelo menos uma autoridade sanitária estrangeira. As autoridades estrangeiras citadas na Lei Complementar 960 são a Food and Drug Administration(FDA), European Medicines Agency(EMA), Pharmaceuticals and Medical Devices Agency (PMDA) e National Medical Products Administration (NMPA).

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui