FOLHA DO LITORAL comemora 27 anos

História do jornal começou no dia 18 de abril de 1993, em Linhares

0
69
O saudoso ex-prefeito de Aracruz e ex-deputado estadual, Heraldo Barbosa Musso, era leitor assíduo da FOLHA DO LITORAL. Foto: Danilo Salvadeo - metade dos anos 90

Apresentar ao leitor a melhor e mais completa informação sobre os fatos que impactam direta ou indiretamente o seu cotidiano. Esta é a missão do jornal FOLHA DO LITORAL, que completa neste sábado (18) os seus 27 anos, consolidando a cada dia a sua liderança em Aracruz e Região, com circulação semanal nas versões impressa e digital e sempre líder absoluto no seu segmento, suplantando inclusive os jornais diários de Vitória em distribuição e conteúdos locais. Ontem (17), foi veiculada a edição 1.055 da FOLHA, um marco na impressa alternativa do interior.

O jornal FOLHA DO LITORAL caminha agora para se consolidar como líder de audiência entre os sites de notícias de Aracruz e Região. Desde que sua página na internet passou a ser monitorada, em 1° de novembro de 2019 (data do relançamento do www.folhalitoral.com.br), o número de usuários únicos soma 36,3 mil, de acordo com o Google Analytics. Já o total de visualizações, que indica o quanto de conteúdo foi consumido, totaliza 91,7 mil. O pico da FOLHA em visitantes foi anotado em março, puxado pelo noticiário sobre o novo coronavírus, com 10,5 mil usuários únicos. No mesmo mês, o total de visualizações passou de 24 mil.

Criado para atender aos anseios de quem encontrava poucas notícias regionais nos diários de Vitória, o jornal FOLHA DO LITORAL, fundado em Linhares e desde 2001 com sede em Aracruz, começou a circular com oito páginas em preto e branco e periodicidade quinzenal no dia 18 de abril de 1993, tendo como destaque a vitória econômica de Linhares sobre Aracruz na disputa para sediar uma fábrica russa de aviões, a Aviatika (primeiro grande fracasso de muitos megaprojetos anunciados ao longo dos anos nos dois municípios).

Seu fundador, o jornalista Danilo Sérgio Salvadeo, que na época comandava o setor de jornalismo da Sucursal do jornal, rádio e TV Gazeta em Linhares, realizava assim o desejo de ter um veículo alternativo para divulgar com mais espaço os acontecimentos locais. De lá para cá, o jornal, em seu lugar de protagonista da comunicação em Aracruz e Região, tem repercutido as transformações políticas, sociais e econômicas, dando voz aos anseios da sociedade e colocando em evidência as iniciativas cidadãs, culturais e esportivas de diversos personagens locais.

Desde 2002 circulando semanalmente, o jornal apresenta conteúdo editorial sério, consistente e inovador, destinado a provocar a reação do leitor e estimular sua interatividade. Procurando sempre abordar a informação a partir de vários ângulos, de forma abrangente, isenta e confiável, a FOLHA DO LITORAL alcança hoje mais de 80% do mercado leitor de jornais na região, segundo pesquisas do Instituto Futura, o mais conceituado do Espírito Santo; e da Realize Comunicações.

PUBLICIDADE